RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Força-tarefa apreende bebidas após suspeita de intoxicação por metanol em cidade do litoral

Fiscalização em comércio foi realizada após suspeita de contaminação por metanol em paciente internada no Hospital Municipal

Um estabelecimento comercial teve 145 garrafas de bebidas destiladas sem nota fiscal, apreendidas em uma fiscalização da Prefeitura de Cubatão, no litoral de São Paulo. A operação foi feita por força-tarefa formada pelas equipes da Vigilância Sanitária (DVS) e  da Vigilância Epidemiológica (SVE), ambas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cubatão, pelo Grupo de Vigilância Sanitária do Estado (GVS/SES/SP), Polícia Civil e Guarda Civil Municipal (GCM).

O material apreendido foi levado para o 1º Distrito Policial em Santos para passar por perícia e a Vigilância Sanitária emitiu um auto de infração para que o local regularize a situação.

Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

  Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos

A apreensão aconteceu na manhã da última sexta-feira (03), onde uma paciente internada no Hospital Municipal de Cubatão (HMC) teria consumido bebidas alcóolicas. Ela foi levada pelo SAMU para o Pronto-Socorro Central de Cubatão com convulsões pouco antes das 23 horas de domingo (28), onde recebeu o primeiro tratamento. Posteriormente foi transferida para o HMC e internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nesta sexta-feira (3), obteve alta da UTI para ser transferida pala leito de enfermaria. A Secretaria de Saúde e o HMC aguardam resultado do teste feito na paciente para detecção de metanol, a cargo do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Cuidados com o consumo

Em material produzido pela Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo, a chefe da Coordenadoria de Controle de Doenças, Regiane de Paula, as primeiras horas após a ingestão de bebida alcoólica contaminada são decisivas para salvar vidas. A intoxicação por metanol é grave, pode levar à cegueira permanente e até a óbito. O metanol pode estar presente em bebidas alcoólicas clandestinas e adulteradas, além de produtos como combustíveis, solventes e líquidos de limpeza.

As autoridades sanitárias recomendam que o paciente com quadro incomum após ingestão de bebida alcoólica deve procurar atendimento médico imediato, realizar exames laboratoriais e avaliação oftalmológica. Os sintomas de alerta são dores abdominais intensas, tontura e confusão mental. O socorro em até 6 horas após o início dos sintomas é fundamental para evitar o agravamento.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS