A Defesa Civil emitiu um alerta que se estende até terça-feira (25) sobre uma lenta passagem de um sistema meteorológico pela costa da região Sudeste. Esse sistema favoreceu a formação de chuvas fortes, acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo em várias áreas do Estado.
Na Baixada Santista, algumas cidades tiveram pontos de alagamentos, escolas com aulas suspensas e queda de árvore em decorrência do clima.
Confira abaixo um balanço do acumulado de chuvas e das cocorrências na região.
Peruíbe
A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Defesa Civil, informou que, apesar do volume expressivo de chuvas registrado nas últimas horas, com acumulados de 30 mm na Base e 56 mm na região do Guaraú, o município registrou apenas uma ocorrência de queda de árvore, na Rua Topázio, no bairro Estância Balneária Belmira Novaes.
O local foi isolado e a situação já está sendo acompanhada pela equipe competente. Houve pontos pontuais de alagamento em algumas ruas e avenidas, decorrentes do grande volume de chuva.
Não há desabrigados no município e não foram registradas outras ocorrências de maior gravidade.
Mongaguá
A Defesa Civil de Mongaguá informou que, após as chuvas registradas no município nas últimas 72 horas, com acumulado de 17,16 mm nas últimas 24 horas e 19,13 mm no total das 72 horas, não foram registradas ocorrências relacionadas a alagamentos, deslizamentos ou demais situações de emergência. Todos os pontos de monitoramento urbano permaneceram estáveis.
Apesar da ausência de ocorrências de Defesa Civil, foram identificados diversos Poços de Visita (PVs) da SABESP extravasando e lançando esgoto em via pública, com escoamento desse material pelas valas pluviais e consequente carregamento diretamente para o mar.
Essa prática configura crime ambiental, nos termos da Lei Federal nº 9.605/1998, por lançamento de resíduos e substâncias contaminantes em desacordo com as exigências legais.
As equipes de Fiscalização Ambiental do município já foram acionadas e estão em deslocamento para os pontos afetados, visando a constatação in loco, registro formal da ocorrência e encaminhamento das medidas administrativas e legais cabíveis.
São Vicente
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Defesa Civil, informou que, nas últimas 24 horas, foi contabilizado volume de chuva de 43,8 mm na Cidade, até às 15h20 desta segunda-feira (24). Até o momento, nenhum órgão municipal foi acionado para ocorrências relacionadas às chuvas. A Defesa Civil segue atenta, monitorando os pontos mais críticos.
Já a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informou que há os seguintes pontos de alagamentos:
Intransitável na Rua Mascarenhas de Moraes (Via interditada a partir da Mal Cândido Mariano da Silva Rondon).
Transitável nas ruas e avenidas, Augusto Severo, próximo à Rua Indaiatuba; Av. Ulisses Guimarães; Rua Tibirica x Av. Presidente Wilson; Rua Campos Sales X Rua Benjamin e Av. Manoel de Abreu, próximo à Rua Cuiabá.
Transitável somente veículos de grande porte na Av. Augusto Severo, próximo à Av. Sen Salgado Filho, Rua Frei Gaspar x Rua Eduardo Souto e Rua Mascarenhas de Moraes X Rua Oiti.
Santos
Segundo a Prefeitura de Santos, o índice pluviométrico das últimas 72 horas é de 41,3 mm. O acumulado do mês, 147,4 mm. Por causa das chuvas, os Morros estão em estado de Observação, sem o registro de ocorrência.
No trânsito, a Avenida Nossa Senhora de Fátima (Ambos sentidos), com a Rua Ana Santos, estão alagadas no momento, nas faixas direita e parte central. Porém, via transitável.
Bertioga
Segundo a Defesa Civil de Bertioga, não houve registro de ocorrências por conta das chuvas. O índice pluviométrico das últimas 12h é de 102mm, os ventos ficaram com velocidade de 10km/h.
Praia Grande
A Prefeitura de Praia Grande informa, por meio da Defesa Civil, que não houve registro de ocorrências relacionadas com a chuva que atingiu a Cidade nesta segunda-feira (24) até o momento. O índice pluviométrico registrado nas últimas 24 horas foi de 23 milímetros e nas últimas 72 horas foi de 28,6 milímetros.
O departamento monitora a incidência das chuvas e os boletins emitidos pela Defesa Civil Estadual, realiza o acompanhamento dos índices e pede que a população entre em contato, caso note algum problema neste sentido, através dos telefones 199 e 153.
Itanhaém
Em Itanhaém, a Defesa Civil informou que não houve registro de ocorrências relacionadas à chuva no município. O acumulado das últimas 24 hrs é de 35.85 mm e das últimas 72hrs de 35.85 mm.
Guarujá
A Prefeitura de Guarujá informou que, de acordo com a Defesa Civil, não houve registro de ocorrências devido às chuvas. O acumulado de chuvas nas últimas é de 55,6mm nas últimas 24 horas e 57,0 mm em 72 horas.
Procurada pela reportagem a Prefeitura de São Vicente ainda não se pronunciou.



