São Vicente é premiada com Medalha Paulo Freire do MEC

Foto: Divulgação

São Vicente alcançou um feito histórico na área da educação ao se tornar o único município do estado de São Paulo contemplado com a Medalha Paulo Freire, premiação concedida pelo Ministério da Educação (MEC) às redes públicas que desenvolvem experiências inovadoras e eficazes na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A iniciativa integra o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA e reconhece ações que contribuem para ampliar o acesso à educação, combater a evasão escolar e promover a alfabetização de jovens, adultos e idosos em todo o país. Além da medalha de bronze produzida pela Casa da Moeda, o município receberá um aporte de R$ 200 mil por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), destinado ao fortalecimento das políticas públicas voltadas à modalidade.

Para participar da seleção, as redes de ensino precisavam cumprir critérios rigorosos, entre eles a adesão ao Pacto EJA do Governo Federal, o aumento do número de matrículas entre os censos escolares de 2024 e 2025 e a classificação entre as 50% melhores redes do país no Índice de Esforço de Alfabetização (IEA).

Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram

 Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

 Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos

Entre os municípios paulistas que alcançaram os requisitos iniciais, São Vicente destacou-se pela qualidade e efetividade de suas experiências pedagógicas. A avaliação foi realizada por uma comissão técnica composta por representantes do MEC, do Unicef, da Undime, do Consed e de outras instituições ligadas à educação.

As ações desenvolvidas pela rede municipal chamaram a atenção por estratégias de combate à evasão escolar, busca ativa de estudantes, formação continuada dos educadores, envolvimento da comunidade e projetos com resultados comprovados e sustentáveis.

Para a secretária de Educação de São Vicente, Michele Paraguai, a conquista representa o reconhecimento de um trabalho coletivo que transforma vidas por meio da educação.

“Receber a Medalha Paulo Freire é motivo de enorme orgulho para São Vicente. Esse reconhecimento nacional demonstra que investir na Educação de Jovens e Adultos é acreditar no potencial das pessoas e oferecer novas oportunidades de aprendizagem, desenvolvimento e cidadania. Essa conquista pertence aos nossos estudantes, educadores, gestores e a todos que acreditam no poder transformador da educação”, destacou.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS