Uma investigação da Delegacia Sede de Cubatão resultou na identificação de uma associação criminosa envolvida no roubo de um conjunto caminhão/carreta carregado com 40 toneladas de fertilizantes. O crime ocorreu em 25 de setembro de 2025 e teve início na Avenida Conselheiro Nébias, nas proximidades da região portuária de Santos, com o sequestro do motorista, que foi libertado na manhã seguinte em Cubatão.
A equipe com apoio operacional do 2º Distrito Policial da cidade, realizaram diligências cumprindo mandados de busca e apreensão nos endereços dos alvos, mas os suspeitos não foram localizados. Eles foram soltos após pagamento de fiança no último dia 21 e não há informações sobre o paradeiro da dupla, se tornando foragidos da Justiça.
As investigações prosseguem com o intuito do cumprimento dos mandados de prisão em aberto.
A partir do registro da ocorrência, os agentes realizaram um trabalho de mapeamento de rotas, análise de imagens e cruzamento de dados com ferramentas avançadas de inteligência que permitiram a reconstrução da dinâmica criminosa, desde o sequestro da vítima até o desengate da carga e o deslocamento do caminhão trator, que foi localizado em Cubatão, enquanto a carreta foi abandonada sem a carga na cidade de Campinas.
Osa autores do crime foram identificados, assim como os veículos utilizados, entre eles um automóvel GM/Vectra e um caminhão trator Volvo/NL 12 360.
O caminhão, apesar de estar registrado no nome de terceiros, estava vinculado a um cadastro de fretes que indicava o beneficiário das atividades ilícitas.
Um processo cautelar foi instaurado para prender os identificados e também expedir mandados de busca e apreensão contra um indivíduo de 37 anos, conhecido como “Coringa”, e outro de 35 anos, conhecido como “BMW” ou “Polenta”.
Em seguida, as investigações prosseguiram com o objetivo de identificar os responsáveis pelos dois veículos utilizados na ação criminosa. Os investigados estão envolvidos em pelo menos mais três roubos de caminhão e cargas.
Já foram instaurados procedimentos a esses crimes e representações pela decretação das prisões.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Em 17 de outubro, os policiais localizaram e apreenderam o veículo Vectra e em uma outra ação no dia 21, dois suspeitos foram localizados na posse do caminhão trator utilizado no roubo, além de uma carreta com queixa de furto e diversas peças de caminhões roubados.
Foram encontradas no local ferramentas, máquinas de solda, tarjetas identificadoras e equipamentos utilizados na adulteração de sinais identificadores de veículos, indicando que o espaço era utilizado comercialmente pela quadrilha para preparar veículos destinados a novos crimes.
Mesmo com o flagrante, os dois suspeitos detidos, um de 43 anos, e outro de 37 anos, vinculado ao cadastro de fretes do caminhão trator, foram liberados após o pagamento de fiança e cumprimento de medidas cautelares determinadas em audiência de custódia. Foi representada prisão temporária dos quatro envolvidos, medida que foi deferida pela autoridade judiciária competente.



