RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Tenente Coimbra garante chegada de novos médicos legistas para IMLs da Baixada Santista

Tenente Coimbra garante novos médicos para IMLs da Baixada Santista e Vale do Ribeira em 2026 e reforça ações para reabertura do necrotério do Guarujá.

Após reunião com o superintendente da Polícia Técnico-Científica do Governo de São Paulo, Claudinei Salomão, o deputado estadual Tenente Coimbra (PL-SP) obteve a garantia de que unidades do Instituto Médico Legal (IML) da Baixada Santista e do Vale do Ribeira receberão novos médicos em 2026. A ampliação no número de profissionais vai acontecer nos serviços prestados em Praia Grande-SP, Santos-SP, Guarujá-SP e Registro-SP. No encontro entre o parlamentar liberal e o representante do Estado também ficou definido que parcerias firmadas entre o Palácio dos Bandeirantes e instituições de ensino e Prefeituras da região vão viabilizar formação de mão-de-obra e reforço técnico, em médio prazo, aos necrotérios, possibilitando, inclusive, a reabertura do equipamento de Guarujá.

A intenção, segundo o deputado estadual, é que os serviços dos IMLs da Baixada Santista sejam prestados sem gargalos e a necessidade de transferência para outras unidades da região ou de fora dela, o que dificulta e atrasa a liberação dos corpos para as famílias que ainda precisam providenciar as últimas homenagens ao ente querido: 

“Esta reunião foi fundamental para garantir a chegada de novos médicos legistas, já em 2026, para a Baixada Santista e Vale do Ribeira. Temos uma demanda muito grande nos IMLs destas regiões, sobretudo em Praia Grande, Guarujá e Santos. Em paralelo, continuaremos cobrando a Secretaria de Segurança Pública quanto à realização de concursos”, observou Coimbra, ao lado da vereadora do Guarujá Adriana Machado (PSD), que, durante o encontro, também defendeu providências urgentes por parte do Estado para a estabilização dos serviços de necrópsia no litoral paulista. 

De acordo com o parlamentar liberal, em Registro, a intenção do Governo de São Paulo é, ainda, instaurar o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), destinado a mortes por causas naturais – muitas vezes, domiciliares ou que não contaram com assistência médica.

A reabertura do necrotério do Guarujá também foi garantida pelo superintendente da Polícia Técnico-Científica, na medida em que os convênios que serão firmados pelo Estado com as Prefeituras e instituições de ensino da região forem celebrados para a formação de mão-de-obra especializada:

“As ações para normalizarmos os atendimentos dos IMLs na Baixada Santista e do Vale do Ribeira estão aceleradas, com medidas de curto e de médio prazos, o que prevê a contratação de auxiliares de necrópsia, até a abertura de cursos nestas regiões que formem esta especialidade”, complementou Salomão.

Cobrança

Em agosto, o então secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite (PP-SP), garantiu a retomada dos serviços de necrópsia de Santos, após o IML do município passar por modernização.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS