Após reunião com o superintendente da Polícia Técnico-Científica do Governo de São Paulo, Claudinei Salomão, o deputado estadual Tenente Coimbra (PL-SP) obteve a garantia de que unidades do Instituto Médico Legal (IML) da Baixada Santista e do Vale do Ribeira receberão novos médicos em 2026. A ampliação no número de profissionais vai acontecer nos serviços prestados em Praia Grande-SP, Santos-SP, Guarujá-SP e Registro-SP. No encontro entre o parlamentar liberal e o representante do Estado também ficou definido que parcerias firmadas entre o Palácio dos Bandeirantes e instituições de ensino e Prefeituras da região vão viabilizar formação de mão-de-obra e reforço técnico, em médio prazo, aos necrotérios, possibilitando, inclusive, a reabertura do equipamento de Guarujá.
A intenção, segundo o deputado estadual, é que os serviços dos IMLs da Baixada Santista sejam prestados sem gargalos e a necessidade de transferência para outras unidades da região ou de fora dela, o que dificulta e atrasa a liberação dos corpos para as famílias que ainda precisam providenciar as últimas homenagens ao ente querido:
“Esta reunião foi fundamental para garantir a chegada de novos médicos legistas, já em 2026, para a Baixada Santista e Vale do Ribeira. Temos uma demanda muito grande nos IMLs destas regiões, sobretudo em Praia Grande, Guarujá e Santos. Em paralelo, continuaremos cobrando a Secretaria de Segurança Pública quanto à realização de concursos”, observou Coimbra, ao lado da vereadora do Guarujá Adriana Machado (PSD), que, durante o encontro, também defendeu providências urgentes por parte do Estado para a estabilização dos serviços de necrópsia no litoral paulista.
De acordo com o parlamentar liberal, em Registro, a intenção do Governo de São Paulo é, ainda, instaurar o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), destinado a mortes por causas naturais – muitas vezes, domiciliares ou que não contaram com assistência médica.
A reabertura do necrotério do Guarujá também foi garantida pelo superintendente da Polícia Técnico-Científica, na medida em que os convênios que serão firmados pelo Estado com as Prefeituras e instituições de ensino da região forem celebrados para a formação de mão-de-obra especializada:
“As ações para normalizarmos os atendimentos dos IMLs na Baixada Santista e do Vale do Ribeira estão aceleradas, com medidas de curto e de médio prazos, o que prevê a contratação de auxiliares de necrópsia, até a abertura de cursos nestas regiões que formem esta especialidade”, complementou Salomão.
Cobrança
Em agosto, o então secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite (PP-SP), garantiu a retomada dos serviços de necrópsia de Santos, após o IML do município passar por modernização.



