A Prefeitura de Praia Grande apresentou o Centro TEA+, um novo projeto que representa um avanço no atendimento especializado em saúde no município. A iniciativa irá ampliar e qualificar o cuidado destinado a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndromes e outras condições do neurodesenvolvimento que demandam acompanhamento terapêutico contínuo, conforme a necessidade de cada paciente.
A iniciativa surgiu a partir da alta demanda por diagnóstico precoce, acompanhamento especializado e terapias multidisciplinares, reforçando o compromisso do município com a inclusão, a saúde e o desenvolvimento infantil. O Centro TEA+ integrará o Conjunto de Ações na Área da Saúde, anunciado durante as comemorações dos 59 anos de emancipação político-administrativa de Praia Grande.
O centro de neurodesenvolvimento será construído na Rua Gilberto Lopes, no Jardim Aloha, bairro Nova Mirim, e contará com 526 m² de área construída, projetada para oferecer acolhimento, conforto e atendimento humanizado às crianças e suas famílias, integrando a rede de assistência em saúde em Praia Grande.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
O espaço terá a missão de avaliar, diagnosticar e oferecer terapias personalizadas, reunindo uma equipe multiprofissional formada por neurologistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e outros especialistas. Terá, ainda, uma estrutura ampla e especializada, composta por salas de psicopedagogia, musicoterapia, atividades da vida diária, consultórios médicos e sala de acolhimento e recepção com capacidade para até 40 pessoas.
Segundo o prefeito Alberto Mourão, por meio de intervenções individualizadas, o equipamento irá estimular o desenvolvimento cognitivo, motor e social das crianças, promovendo maior autonomia e qualidade de vida. “Com a implantação do Centro TEA+, Praia Grande dá mais um passo importante na construção de uma cidade mais inclusiva, acolhedora e preparada para atender às necessidades das crianças e de suas famílias, investindo em saúde, educação e no futuro da população”, afirmou.
Com o novo projeto, a rede municipal de saúde passará por uma reorganização dos serviços, com equipamentos atuando de forma mais direcionada às suas finalidades. Atualmente, parte dos atendimentos voltados ao neurodesenvolvimento na cidade é realizada no Centro de Reabilitação (CER), equipamento responsável por atendimentos de reabilitação física, como recuperação de acidentes e cirurgias.



