Fortes rajadas de vento atingiram todo o estado de São Paulo causando transtornos nesta quarta-feira (10). A Baixada Santista também foi afetada por ventos que chegaram a mais de 97 km/h.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, essa condição do tempo deve permanecer até esta quinta-feira (11) com o término da passagem do Ciclone Extratropical na região Sul.
Confira o balanço das ocorrências causadas pelo vento na região:
Guarujá
Na cidade do Guarujá, a Defesa Civil municipal registrou 18 ocorrências referentes a quedas de árvores e um destelhamento. As equipes ainda seguem durante a manhã desta quinta-feira (11), realizando atendimento aos chamados para queda de árvores.
Praia Grande
A Prefeitura de Praia Grande informou que, até o momento, não houve registros de ocorrências graves relacionadas às fortes ventanias que atingiram a Cidade entre quarta e quinta-feira (12). Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), do Trânsito (Setran) e da Defesa Civil estão realizando vistorias e retirada de materiais que eventualmente tenham sido levados pelo vento.
São Vicente
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), informou que as equipes atenderam, nesta quarta-feira (10), seis ocorrências de queda de árvores, além de situações de risco que exigiram remoção preventiva para garantir a segurança da população.
Os atendimentos foram registrados na Rua Guilherme Raposo de Almeida (altura do nº 595 – Cidade Náutica), no Dique do Picarro (altura do nº 543 – Cidade Náutica), na Rua Eronildes Menezes Pimentel (altura do nº 330 – Catiapoã) e na Avenida Alcides de Araújo (altura do nº 384).
As vias estão liberadas, e a Administração Municipal segue monitorando a situação para atender prontamente às ocorrências
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Itanhaém
A Defesa Civil da cidade informou que foram registradas algumas quedas de árvores na tarde de quarta-feira (10), mas não houve vítimas. Entre a noite de quarta-feira (10) e manhã de quinta (11), não houve registro de ocorrências.
A velocidade dos ventos girou em torno de 50 a 80km/h.
Mongaguá
A Prefeitura de Mongaguá, por meio da Defesa Civil, informou que os fortes ventos registrados nesta quarta-feira (10), que atingiram pico de 97,14 km/h às 10h20 na região, provocaram diversas ocorrências na cidade.
Foram registradas 17 quedas de árvores, nos seguintes bairros: Centro (5), Agenor de Campos (2), Flórida Mirim, Barigui, Itaóca (3), Jardim Praia Grande, Jussara, Vila Atlântica e Vera Cruz (2).
Além disso, o Morro da Padroeira continua fechado por motivos de prevenção, bem como a quadra da Melhor Idade.
Também houve destelhamentos na garagem da Atlântica; no prédio do CIF (antigo Senai); na quadra da Dr. Luiz Pereira Barreto; no Clube Itapoan; na quadra da Tonico Silva; no CRAS Agenor; e na garagem da Educação, na Pedreira.
Outras ocorrências também foram registradas na Creche Oceanópolis, onde aconteceu a queda de uma cobertura, na estrada do poço das Antas ocorreu o tombamento de um poste e no Clube Itapoan, a situação exigiu a evacuação do local como medida de segurança.
As equipes da cidade seguem nas ruas e em monitoramento constante, trabalhando para o restabelecimento da normalidade, com corte de árvores e atendimento às ocorrências registradas. Não há registro de feridos.
Peruíbe
A Prefeitura de Peruíbe informou que a Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal atenderam três ocorrências relacionadas a risco de queda e queda de árvores em diferentes bairros.
Reprodução/Cubatão Mil Grau



