Nos últimos anos, a beleza natural e as riquezas culturais de São Vicente passaram a ser exploradas de forma estratégica, com uma “onda” de investimentos do programa São Vicente de Cara Nova, que tem implementado um novo conceito de “cidade viva”.
Como reflexo direto desse processo de transformação urbana e ocupação dos espaços públicos, a cidade viu o número de turistas que desceram a serra para visitar a Cidade neste verão crescer mais de 50% em relação ao ano passado, de acordo com dados da Ecovias. A rede hoteleira teve aumento de aproximadamente 35% na demanda, evidenciando um novo momento para o turismo local.
A cidade viu pontos como Nova Orla do Gonzaguinha, Píer dos Apaixonados, Parque da Juventude, Píer do Pelé, Fonte das Crianças e Praça da Bíblia se destacarem como pontos turísticos e de lazer.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Consolidada como destino turístico em ascensão, São Vicente continua investindo em novos equipamentos que fortalecem sua identidade e ampliam a experiência do visitante. Em processo de reurbanização, a Praça da Biquinha será reconectada à história da Cidade, com elementos culturais alusivos às origens vicentinas e à tradicional produção de doces. O Memorial dos 500 Anos, a Praça 21 Irmãos Amigos e o Deck dos Pescadores também integram o pacote de investimentos turísticos.
“Esses dados vão sacramentando aquilo que a gente já percebe no dia a dia: São Vicente voltou a ser uma cidade viva, alegre, com os braços abertos para receber o cidadão. Sabemos que ainda há desafios, mas herdamos uma cidade com pontos turísticos deteriorados. Traçamos um plano de recuperação desses espaços e hoje começamos a colher os frutos”, destaca o prefeito Kayo Amado.
O chefe do Executivo também ressalta a integração entre turismo e comércio: “São Vicente é o polo comercial da Baixada Santista. Precisávamos melhorar as condições do nosso centro para fazer a economia girar novamente. Hoje temos o Boulevard Martim Afonso mais acessível, novas coberturas e uma nova Praça Barão a caminho”.


