RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Travessia subaquática para importação de água trará segurança hídrica ao Guarujá

O prefeito municipal vistoriou as obras que começaram na última terça-feira (5) serão concluídas em julho de 2026

O prefeito de Guarujá, representantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e equipe técnica da Prefeitura visitaram na manhã desta sexta-feira (08), as obras para importação de água por meio da travessia Santos-Guarujá, que acontecem na Rua São Paulo, em Vicente de Carvalho.

A obra, que atende as constantes tratativas do Município iniciadas em março deste ano, consiste na construção de uma travessia subaquática entre as duas cidades, com objetivo de garantir segurança hídrica para a região. A obra, com investimento de R$ 134,7 milhões, e conclusão para julho de 2026, beneficiará mais de 450 mil pessoas. A travessia terá 5,56 km de extensão, com 700 metros de tubos submersos, resultando na capacidade de abastecimento de 500 litros a mais por segundo.

A diretora regional da Sabesp na Baixada Santista e Vale do Ribeira, Olívia Mendonça, explicou que após a conclusão dos serviços, o Município contará com um sistema integrado de abastecimento de água, onde uma tubulação sob o canal do Porto de Santos irá transportar parte da água produzida na Estação de Tratamento de Água de Cubatão (ETA), ao Guarujá.

“É com muita satisfação que a Sabesp inicia essa importante obra. Temos um histórico problema de abastecimento e a obra, fruto de muitas conversas com a Prefeitura, trará segurança hídrica e um cenário mais confortável”, frisou Olívia. Também participaram do evento Ricardo Furlani, gerente regional da Baixada Santista e João Paulo Tavares Papa, assessor de relações institucionais da empresa.

Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

  Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos

O prefeito municipal ratificou que a crise hídrica é uma questão muito antiga e que a execução da obra é um momento histórico para o Guarujá. “Vamos solucionar de forma definitiva o problema da falta d’água, sobretudo aqui em Vicente de Carvalho. Convivemos com esse conflito há muito tempo. O diálogo com a Sabesp tem sido o melhor. Nunca tivemos uma relação tão harmoniosa”, ressaltou.

O prefeito disse ainda que a empresa atenderá outra reivindicação feita pela Prefeitura. “A Sabesp irá fornecer 2 mil caixas d’água, inicialmente, para que as pessoas possam ter essa reserva de água temporariamente. Muita gente não possui caixa d’água. Hoje tivemos uma reunião muito proveitosa e tratamos sobre obras importantes, que o Governo do Estado irá anunciar no momento oportuno”

Outro anunciou feito pelo prefeito, foi a autorização da Prefeitura para que a Sabesp regularize o fornecimento de água em várias áreas informais, inclusive com a implantação de sistema de saneamento básico. “Isso evitará as ligações clandestinas de água, que também contribuem com a crise hídrica. A população será atendida com água e esgoto tratado.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS