O projeto de reordenamento da fiação aérea na Rua João Pessoa, em Santos, já apresenta avanços significativos. Na terceira semana de trabalho, 70 postes localizados entre a Rua Dr. Cochrane e a Avenida Senador Feijó foram liberados de cabos inativos ou danificados de operadoras de telecomunicações. A ação faz parte de um esforço conjunto para melhorar a segurança nas vias públicas, valorizar o visual urbano e organizar a rede elétrica nas áreas por onde passa o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
A ação é fruto de uma parceria entre a CPFL, a Prefeitura de Santos por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) e as próprias operadoras de telecomunicação. O objetivo é garantir mais segurança nas vias públicas e melhorar o visual urbano, principalmente nas áreas por onde passa o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que exigem mais organização da rede aérea.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
O projeto segue agora para o trecho entre a Senador Feijó e a Rua Itororó, onde há 20 postes. Mesmo com menor quantidade de estruturas, a complexidade da etapa atual é maior devido ao volume de cabos a serem regularizados. O trabalho envolve oito empresas: Claro, Vivo, Vipway, Arikinet, Hostfiber, Algar, Net Turbo e Consuldata.
“As duas primeiras etapas tinham mais postes, mas a densidade de cabos nesse trecho atual é maior, o que exige atenção redobrada das equipes”, explicou Gustavo Garcia Campos, técnico de obras e manutenção da CPFL e gestor do projeto.
As empresas têm até o próximo dia 21 para retirar ou organizar a fiação sob sua responsabilidade. Após esse prazo, técnicos da CPFL farão a remoção da fiação irregular. Toda a operação é acompanhada por engenheiros da Seinfra e coordenada em campo pelo técnico Eliseu dos Santos, da CPFL.
Etapas e cronograma
Ao todo, o projeto irá alcançar os 164 postes ao longo de 1,7 km da Rua João Pessoa, até a Rua São Bento. As próximas etapas seguem o seguinte cronograma:
- 22 de julho: trecho entre Itororó e Riachuelo (20 postes);
- 29 de julho: trecho entre Riachuelo e Praça dos Andradas (28 postes);
- 5 de agosto: trecho final até a Rua São Bento (24 postes).
Além da melhoria visual e da segurança, a ação contribui para a eficiência dos serviços de manutenção elétrica e para a expansão futura do projeto em outras vias da cidade.
Veja mais detalhes na reportagem:



