Na última segunda-feira, 25 de agosto, o Bloco Cultural de Cubatão foi palco de um importante debate sobre o futuro da região. A partir das 13h, o Fórum Aliança Sustentável 2025 reuniu autoridades, especialistas e líderes da indústria para discutir inovação, sustentabilidade e competitividade.
O ponto alto do evento foi, sem dúvida, a assinatura de um Protocolo de Intenções entre o Instituto do Mar (IMar) da Unifesp e a Prefeitura de Cubatão. Essa parceria inédita busca, sobretudo, aproximar a universidade das políticas públicas municipais. Por isso, o foco da cooperação será em áreas como meio ambiente, educação, ciência e tecnologia.
Primeiramente, o prefeito César Nascimento participou da cerimônia. Em seguida, a vice-prefeita Andrea Castro e o secretário Cleiton Jordão trouxeram mais detalhes sobre o convênio.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Debate com especialistas e autoridades
O Fórum é uma iniciativa da iniciativa privada. Além disso, contou com a presença de nomes importantes do cenário nacional. Entre as autoridades confirmadas, por exemplo, estavam Júlia Mota, secretária de Competitividade e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, e Andrea Cancela da Cruz, coordenadora-geral de Ciências para Oceano e Antártica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Ademais, o evento teve a participação de especialistas em cidades inteligentes, cibersegurança e certificação ISO. Eles compartilharam suas experiências em diversos municípios brasileiros.
A realização do fórum em Cubatão reforçou o papel da cidade como um ponto de encontro estratégico. De fato, a cidade conecta a academia, o poder público e o setor produtivo. Dessa forma, o município fortaleceu as conexões em torno de uma agenda de transição energética, inovação urbana e sustentabilidade para toda a Baixada Santista.
Veja mais detalhes na reportagem:



