Nesta quinta-feira (30), foi inaugurado o protótipo das Casas Flutuantes, que será o o primeiro do Brasil voltado apenas para moradias de interesse social e integra o plano de urbanização da Vila dos Pescadores.
Os protótipos construídos em aço naval, totalmente sustentáveis e ecológicos, estão instalados à beira-mar, no Parque Linear do Casqueiro, sendo duas moradias de 54 m² cada uma, ligadas por um pequeno corredor, com vista para o Rio Casqueiro.
As casas flutuantes são idênticas àquelas que futuramente serão construídas na Vila dos Pescadores. Serão 80 casas flutuantes que abrigarão os pescadores artesanais do bairro, além de restaurante, centro de meio ambiente, entre outros.
Para o prefeito César Nascimento, este projeto, pioneiro no Brasil, reflete a vanguarda que a cidade vive em diversos aspectos e acontecimentos históricos. “Importante destacar nossos parceiros que acreditaram neste projeto, incluindo os servidores da Prefeitura, que mais uma vez foram determinantes para transformar algo que não era tangível, naquele momento da ideia inicial, na realidade que estamos presenciando aqui. Isso prova que, quando a gente une e conecta pessoas determinadas e comprometidas, as coisas acontecem”.



