Cubatão inicia nesta sexta o Plano Preventivo de Defesa Civil

O município de Cubatão inicia nesta sexta-feira (1), o Plano de Contingência e o PPDC – Plano Preventivo de Defesa Civil, com o intuito de monitorar as áreas preocupantes por meio de instrumentos de identificação de riscos: previsão meteorológica, índices pluviométricos e vistorias em campo.

Conforme planejamento da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), ligada à Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, o objetivo é evitar a perda de vidas humanas e bens materiais decorrentes de escorregamentos, inundações, enxurradas e outros processos geológicos e hidrológicos.

O Plano é executado entre 1º de dezembro até o dia 31 de março, pois é o período de maior ocorrência de fortes chuvas. A Defesa Civil de Cubatão já vem fazendo esse trabalho de vistoria em locais que geram preocupação, o que será intensificado a partir de amanhã. O órgão informa que Cubatão possui cinco áreas frequentemente monitoradas pela Defesa Civil Municipal por conta dos riscos de deslizamentos e movimento de massa, a grande maioria com médio risco: Pilões, Água Fria, Cota 95 e 200. Apenas Mantiqueira está categorizada como alto risco. As áreas somam quase duas mil moradias.

Boletins de Alerta –  Outra importante ferramenta que poderá ser usada no PPDC são os boletins de alerta por SMS, em que os munícipes podem cadastrar seus celulares para receber os avisos por mensagem de texto sempre que houver mudança climática significativa ou de perigo iminente para a comunidade. Para receber as notificações, os cidadãos devem cadastrar o CEP da residência ou de qualquer outra localidade como do trabalho, enviando um SMS para 40199.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS