Cubatão prestará homenagens aos 40 anos do incêndio da Vila Socó neste domingo

Os dias 24 e 25 de fevereiro são marcados pelo trágico acidente que aconteceu há 40 anos atrás na Vila Socó, atualmente conhecida como Vila São José, em Cubatão. A Comissão da Verdade da OAB de Cubatão com o apoio da Prefeitura de Cubatão realizará homenagens em memória às famílias atingidas pelo incidente que, oficialmente, registra 93 vítimas.

No domingo (24), às 9 horas, será celebrado Ato Ecumênico no Centro Comunitário da Vila São José (Rua São Francisco de Assis, 470). Contará com presença de autoridades das igrejas católica, evangélica e outras denominações e religiões que lembrarão os mortos na tragédia e a importância da luta por justiça. Será encerrado com um minuto de silêncio em memória dos mortos. Às 10 horas, ocorrerá o depósito de flores no monumento construído em homenagem às vítimas.

Já na segunda-feira (25), às 17 horas, será realizada uma Sessão Solene da Comissão à Memória, à Verdade e à Justiça, grupo que completa 10 anos de existência e apura o ocorrido no incêndio. O evento será no auditório da Ordem dos Advogados (OAB) de Cubatão, que fica na Rua São Paulo, 260, no Jardim São Francisco.

O incêndio de 1984 teve início com vazamento de gasolina sobre o mangue na favela da Vila Socó, situada entre a via Anchieta (KMs 56 a 59) e Av. Tancredo Neves. A Comissão da Verdade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Cubatão (constituída em 2014) até hoje busca elementos que possam comprovar a realidade do número de vitimados no incidente.

Após o incidente, a Petrobras construiu, por meio de convênio com a Prefeitura Municipal, um núcleo residencial formado por 400 casas, na Vila São José. Sobreviventes da tragédia foram indenizados e passaram a habitar o local que foi totalmente urbanizado, recebendo escola, creche, posto de saúde, infraestrutura urbana e calçamento.

A partir de 2017, o bairro passou por processo de regularização fundiária e em 2019, essas 400 famílias iniciaram o processo de recebimento das escrituras definitivas de seus imóveis, tornando-se oficialmente proprietárias do terreno. A Vila São José possui cerca de 5 mil moradores, de acordo com o último censo divulgado pelo IBGE (2010).

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS