Cubatão promove a “Festa da Banana”

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Cubatão

Os bairros de Cubatão vão entrar no pleno agito a partir deste domingo (20). Começa às 12h a tradicional ‘Festa da Banana’, que integra as tradicionais ‘Festas de Bairros’ que ocorrerão de agosto a outubro. A Vila Nova vai curtir diversas atrações da ‘Festa da Banana’.

Segundo a Secretaria de Cultura, as barracas com comidas típicas e bebidas serão montadas entre as avenidas das Nações Unidas e a Nossa Senhora da Lapa. Por causa do evento, o referido trecho ficará interditado para trânsito de veículos. As atrações artísticas contam com nomes do calibre de Negritude Jr e Didi Gomes, além de Gente do Samba, Fernando Alves, DJ Mallik, Everton Andrade, Anderson Borges e Banda Soullshine, em caldeirão de estilos.

Em certa altura desta festividade, alguém pode perguntar o porquê da festa levar o nome da iguaria e sê-la justamente na Vila Nova. Quais as razões? É possível dizer que têm tudo a ver com a história de Cubatão.

Como quase todo mundo sabe, Cubatão não nasceu polo industrial. Também não é segredo que o cultivo da banana era um produto de considerável expressão da economia de toda a Baixada Santista no início do século passado.

Sendo assim, houve época que em Cubatão, berço de areais e pedreiras abastecendo a construção civil, a única riqueza eram os bananais, uma predominância da atividade agrícola bem antes (e até um pouco depois) da emancipação política (Cubatão, até então, era um bairro de Santos).

História e cultivo

Na área onde atualmente é o bairro Vila Nova existiam vários sítios. Entre manguezais e olarias, obviamente, a banana sobressaía entre as plantações. Desta atividade agrícola se constituíam fontes de alimento e subsidiavam o sustento das famílias dali e de outras áreas. Ou seja: era um ativo propulsor na economia municipal. A história conta que as lideranças políticas naqueles tempos eram bananicultores. Inclusive o primeiro prefeito, Armando Cunha (nos idos de 1949), era um deles.

Por causa do Cultivo da banana, Cubatão já teve um feriado especificamente em homenagem à iguaria (comemorado à época em 13 de setembro) outorgado pela Lei nº 12, de 1949 (ano de Emancipação) e revogado em 1953 (quando já se construía a Refinaria Presidente Bernardes, inaugurada em abril de 1955).

E a Vila Nova fez parte dessa rica história. Como visto, o feriado acabou e o tempo passou, e aquele local, cujo cenário principal era ornado pelos bananais, numa área de quase 270 mil m² (até então chamada de lotes 14 e 15), cresceu, se desenvolveu, atraiu uma enorme população e virou um grande bairro. E continua sendo cada vez mais valorizado.

Confira as datas de outras festividades programadas para os bairros:

27/8 – Festa da Carne Seca (no Jardim Nova República), das 12 às 23:30 horas
Endereço: Av. Deputado Emílio Justo

10/9    Festa da Costela (Vila Natal/Conjunto Mário Covas), das 12 às 23:30 horas.

Endereço: Rua das Primaveras e Júlio Amaro Ribeiro

15/10 – Festa do Peixe (Ilha Caraguatá), das 12 às 23:30 horas
Endereço: Av. Nadir Tereza Esteves.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS