Há 15 anos surgia em Cubatão um programa que leva incentivo à música e também um importante trabalho social. Trata-se do Programa Cubatão Sinfonia, onde na quarta-feira (26) celebra os 15 anos da fundação.
A entrada é gratuita e o espetáculo acontece no Teatro do Kaos, localizado na Praça Cel. Joaquim Montenegro, 34, Largo do Sapo.
Segundo a administração, no palco, estarão pelo menos 150 crianças e adolescentes representando os diversos núcleos artísticos do projeto. Haverá apresentações de musicalização infantil, dança – balé e estilo livre, camerata de violões, diversos grupos formados por estudantes de violino, percussão, clarinete, flauta e saxofone.
“O Música na Serra já virou tradição: há 13 anos realizamos o festival que é sempre recheado de boa música, dança e convidados especiais. A atividade marca o meio do ano letivo e funciona como uma inspiração e motivação para que alunos e equipe técnica continuem trocando experiência. É um momento e confraternização e de celebrar todos esses anos de dedicação à arte”, afirma Éder Crispim, coordenador geral do Programa.
Cenário atual
Atualmente, o projeto atende a crianças e adolescentes na sede que funciona na Cota 200 (com 150 alunos), além dos núcleos ‘Cubatão Sinfonia na Escola’ que funcionam na E.E. Parque dos Sonhos, no Bolsão Nove (70 estudantes); E.E. Afonso Schmidt, no Centro (80 alunos); e Centro Comunitário da Vila Natal (450 alunos).
Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, o Programa Cubatão Sinfonia oferece aulas de música a dança a crianças, adolescentes e jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social. Este ano, esse sonho artístico-cultural é patrocinado pela CMOC BRASIL, UNIGEL e BEQUISA por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. O programa conta com apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretarias de Cultura e Comunicação.
Conheça o Cubatão Sinfonia
Em 2023, o Programa Cubatão Sinfonia completa 15 anos de atividades ininterruptas: desde 2007, o Programa recebe crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Tantas histórias e tantos anos de ações socioculturais renderam vários prêmios ao Cubatão Sinfonia. Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da UNICEF que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente.
Ao longo desta década e meia, a Prefeitura de Cubatão, via Secretarias de Cultura e Comunicação Social, desempenhou papel fundamental, apoiando a iniciativa desde o início. “É um projeto de formação que oferece atividades socioculturais em locais que necessitam desse olhar diferenciado. E é isso que o Cubatão Sinfonia tem feito ao longo desse tempo”, comenta Zeca Rodrigues, secretário de Cultura.
Os patrocinadores também foram alicerces que tornaram possível esse sonho artístico. Foi por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) que o programa manteve as atividades alinhadas.
Foram atendidos cerca de 3.000 alunos em todos esses anos de atividades. Muitos chegaram a seguir a carreira artística, mas Leandro Sampaio, um dos coordenadores do Programa, destaca que o objetivo é ainda maior, o de formar cidadãos.
“Sabemos do poder transformador da arte e usamos isso para mostrar um novo caminho a essas crianças e adolescentes. Estamos essencialmente presentes em áreas de vulnerabilidade social, oferecendo aulas de artes no contraturno escolar e apontando um caminho diferente, lúdico e positivo”