Cubatão reafirmou nesta quinta-feira (15) sua liderança ambiental ao apresentar, no Pavilhão Brasil – Blue Zone, a transformação histórica que levou a cidade de símbolo da poluição industrial a referência nacional e internacional em recuperação ambiental.
O painel foi conduzido pelo prefeito César Nascimento, que apresentou a trajetória de Cubatão, suas ações inovadoras e os projetos estruturantes que posicionam o município na vanguarda da sustentabilidade no Brasil.
Durante a apresentação, o prefeito disse em tom emocionado, “Não viemos à COP apenas contar histórias, mas propor soluções. Nossa experiência — de Vale da Morte a Cidade Verde — nos qualifica para liderar uma nova agenda para o futuro”.
Após sua palestra no Blue Zone, o prefeito participou, no mesmo local, de mesa de ideias junto a dirigente do Quênia; Hernán Hougassian, Diretor de Transição Ecológica da província de Buenos Aires na Argentina; e Alessandra Fajardo, diretora executiva técnica do Cebeds – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável.
No encontro, César Nascimento destacou iniciativas que consolidam Cubatão como polo de inovação climática, entre elas: projetos de crédito de carbono azul, focados na captura de CO₂ em ecossistemas de manguezais, com potencial para gerar renda limpa e fortalecer a economia verde local; casas flutuantes e infraestrutura verde, exemplos de soluções de adaptação climática desenvolvidas pelo município; avanços do Polo Industrial de Cubatão na descarbonização, incluindo diesel 100% renovável, querosene verde para aviação e implantação de centro de produção de hidrogênio verde.
O prefeito também informou o interesse do município em criar um Centro de Pesquisa de Manguezais, fortalecendo a agenda científica e a proteção dos ecossistemas costeiros que fazem de Cubatão uma referência ambiental.
A participação de Cubatão na COP30 vai além da apresentação do painel. A delegação municipal vem fortalecendo conexões estratégicas com governos e instituições internacionais. Estão em andamento articulações com a União Europeia, governo espanhol e diversas instituições voltadas ao financiamento climático e inovação urbana. O objetivo é o de ampliar cooperações técnicas em planejamento urbano, arborização, adaptação climática, sustentabilidade e desenvolvimento social.



