RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Cubatão apresenta painel na COP30 reforçando protagonismo ambiental e liderança nacional em sustentabilidade

Cubatão reafirma sua liderança ambiental na COP30 ao apresentar sua transformação histórica, projetos de inovação climática, crédito de carbono azul, infraestrutura verde e articulações internacionais por sustentabilidade.

Cubatão reafirmou nesta quinta-feira (15) sua liderança ambiental ao apresentar, no Pavilhão Brasil – Blue Zone, a transformação histórica que levou a cidade de símbolo da poluição industrial a referência nacional e internacional em recuperação ambiental.

O painel foi conduzido pelo prefeito César Nascimento, que apresentou a trajetória de Cubatão, suas ações inovadoras e os projetos estruturantes que posicionam o município na vanguarda da sustentabilidade no Brasil.

Durante a apresentação, o prefeito disse em tom emocionado, “Não viemos à COP apenas contar histórias, mas propor soluções. Nossa experiência — de Vale da Morte a Cidade Verde — nos qualifica para liderar uma nova agenda para o futuro”.

Após sua palestra no Blue Zone, o prefeito participou, no mesmo local, de mesa de ideias junto a dirigente do Quênia; Hernán Hougassian, Diretor de Transição Ecológica da província de Buenos Aires na Argentina; e Alessandra Fajardo, diretora executiva técnica do Cebeds – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável.

No encontro, César Nascimento destacou iniciativas que consolidam Cubatão como polo de inovação climática, entre elas: projetos de crédito de carbono azul, focados na captura de CO₂ em ecossistemas de manguezais, com potencial para gerar renda limpa e fortalecer a economia verde local; casas flutuantes e infraestrutura verde, exemplos de soluções de adaptação climática desenvolvidas pelo município; avanços do Polo Industrial de Cubatão na descarbonização, incluindo diesel 100% renovável, querosene verde para aviação e implantação de centro de produção de hidrogênio verde.

O prefeito também informou o interesse do município em criar um Centro de Pesquisa de Manguezais, fortalecendo a agenda científica e a proteção dos ecossistemas costeiros que fazem de Cubatão uma referência ambiental.

A participação de Cubatão na COP30 vai além da apresentação do painel. A delegação municipal vem fortalecendo conexões estratégicas com governos e instituições internacionais. Estão em andamento articulações com a União Europeia, governo espanhol e diversas instituições voltadas ao financiamento climático e inovação urbana. O objetivo é o de ampliar cooperações técnicas em planejamento urbano, arborização, adaptação climática, sustentabilidade e desenvolvimento social.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS