A tradicional Encenação 2026 entra em cena nesta semana, promovendo uma verdadeira “viagem” às origens do Brasil, em 1532, quando Martim Afonso de Sousa decretou a fundação da Vila de São Vicente. O maior espetáculo em areia de praia do mundo acontece de quarta-feira (21) a sábado (24), na Praia do Gonzaguinha (Praça Tom Jobim), a partir das 20h30.
Neste ano, com o tema “O Chamado dos Elementos” (água, fogo, terra e ar), a obra retrata a chegada dos portugueses à Primeira Cidade do Brasil, o contato e os conflitos com os povos originários e todo o processo que culminou no nascimento de São Vicente, conectando passado, presente e futuro em uma narrativa sensível e impactante.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
“Iremos reproduzir o ponto de vista dos portugueses e também dos povos originários, trabalhando a representatividade dos quatro elementos. A terra e o fogo simbolizam os indígenas — o fogo como resistência e a terra como sustento —, enquanto o mar e o vento representam os portugueses, impulsionando as caravelas até o novo continente. Trabalhamos com um olhar de sustentabilidade, provocando reflexão e oferecendo contrapartidas aos povos originários”, explica Júlio César Viana Martins, diretor e produtor musical do espetáculo.
Martim Afonso de Sousa será interpretado por Tio Paulo, artista e influenciador digital. Já a personagem Índia Bartira será vivida por Marissol Dias, atriz com trajetória consolidada nas encenações vicentinas.
A programação também inclui uma área imersiva, proporcionando ao público uma experiência sensorial sobre a história de São Vicente. Ao lado da arena, estará a Feira SV 360, iniciativa voltada ao fomento do empreendedorismo local.



