Na noite da última quarta-feira (5), aconteceu a abertura do 12° Culturalmente Santista, que levou grande público à Universidade Católica de Santos. O evento teve início no piso térreo da universidade com uma apresentação do “Tributo à Legião Urbana”, feito Ricardo Alarcon e banda, que celebrou os 40 anos do primeiro disco do grupo.
Na lateral do palco havia uma exposição que resgata shows lendários, como: Titãs, Ira, Legião Urbana, Kid Abelha, Paralamas do Sucesso e Raul Seixas. que se apresentaram em Santos, quando a cidade se tornou parada obrigatória para grandes bandas nacionais — e até estrangeiras. A curadoria da exposição foi feita pela pesquisadora e professora Márcia Okida.
Após a apresentação, houve um bate-papo com o cineasta e jornalista Felipe Novaes, diretor dos longas sobre Chorão e o Charlie Brown Jr.
Ao todo, 500 pessoas circularam no evento, que ainda contou com as presenças da vice-prefeita Audrey Kleys, o secretário municipal de Cultura Rafael Leal, o reitor da universidade Professor Mestre Marcos Medina Leite, representantes da ONG TAMTAM, do Arte no Dique e do coletivo Go Alemoa Go.



