Culturalmente Santista começa com o tema “Empreendedorismo e Inteligência artificial”

Créditos: Divulgação/André Azenha

Começou nesta segunda-feira (28/08), mais uma edição do Culturalmente Santista. O evento é realizado na ETEC Aristóteles Ferreira, em Santos, com uma feira criativa, debates e a exposição “Culturalmente Pelé”, além de demais atrações. O Culturalmente ocorre a partir das 19h e são gratuitas.

O organizador do evento, André Azenha falou para o THMais, sobre detalhes da programação, que ocorre até quarta-feira (30).

Créditos: Divulgação/André Azenha

“O evento vai ser uma oportunidade para que artistas e empreendedores possam divulgar os trabalhos. Também faremos um cerimonial dos 35 anos da ONG Tam Tam, que faz um belo trabalho de cultura e inclusão social com pessoas portadoras de deficiência. Além disso, também vai acontecer uma homenagem ao Barão Vermelho, já que em 1985, no Caiçara Clube, eles fizeram o último show em Santos, com a presença do Cazuza.”

“A exposição ‘Culturalmente Pelé’ com 20 artes dos pintores do Brasil, sob coordenadoria da Márcia Okida, designer da Região. Desenhos, pinturas e demais artes serão expostas. O evento segue na terça (29/08) e quarta (30/08), com mesas de debates, ligados a inteligência artificial, cultura geek, workshop, palestras e muito mais.”

André Azenha explica que a ideia é resgatar os eventos culturais realizados nas escolas. As ações eram tradicionais nos anos 1950, 1960 e 1970 e a missão é resgatar a cultura nas escolas.

“A escola (Aristóteles Ferreira) é estratégica, por causa do recebimento dos jovens das nove cidades da Baixada Santista. A ideia é divulgar a cultura e estreitar e renovar a relação com o público, para que o jovem seja estimulado ao entrar em contato com a arte. Independente da profissão que ele for seguir, ele vai se sentir estimulado a ser um melhor profissional”.

André Azenha também comenta a importância que a cultura tem para a sociedade. Mais do que diversão e lazer, ela também contribui para o desenvolvimento da sociedade. Ele faz um comparativo com as outras nações, que se desenvolveram com a cultura sendo aliada.

“Os países que tem o melhor PIB e melhor distribuição de renda, são os que investem e desenvolvem a cultura desde o Ensino Fundamental. Eles tem aulas de teatro, música e o Estado tem o papel decisivo em fazer o trabalho. Em um país como nosso, investir na cultura é fundamental para que ele amplia conhecimento, transforma vidas e garante uma geração de renda”.

Confira a programação completa:

28 de agosto (segunda)

  • 19h – Início da feira criativa e abertura da exposição Culturalmente Pelé Rei (em homenagem ao Rei do Futebol), na área externa ao auditório
  • 19h45 – Cerimônia de abertura no auditório da ETEC: homenagem à Associação Projeto TAMTAM e Tributo ao Barão Vermelho com a Banda Netuno (auditório)

29 de agosto (terça-feira)

  • 9h30 às 21h – Feira criativa na área externa ao auditório
  • 10h – Ensino da arte, com Wanderley Camargo (coordenador dos cursos de Cinema e Audiovisual e Publicidade e Propaganda da Unisantos), Márcia Okida (designer gráfica, criadora do curso de Multimídia), Waldemar Lopes (artista plástico, professor). (auditório)
  • 14h – Bate-papo O Mercado de Animação no Brasil, com Aline Gasparin (coordenadora de produção da Mauricio de Sousa Produções) (auditório)
  • 16h20 – Workshop Primeiros Passos Para Desenhar Histórias em Quadrinhos, com Alexandre Valença Alves Barbosa (desenhista, professor) (auditório)
  • 19h30 – Bate-papo Inteligência Artificial: Transformações na Cultura e na Sociedade, com Márcio Piva (professor universitário de Inteligência Artificial e proprietário da A2CM Tecnologia) (auditório)

30 de agosto (quarta-feira)

  • 9h30 às 21h – Feira criativa, na área externa ao auditório, área externa ao auditório
  • 10h – Bate-papo Cultura geek: mercado e oportunidades, com Rafael Leal (secretário de cultura de Santos) e Fabio Gomes Ribeiro (Santos Comic Expo) (auditório)
  • 14h – Bate-papo Games, mercado e desafios, com Fábio Oliveira, empresário (Moove Games e Burgerama) (auditório)
  • 16h20 – Workshop Primeiros Passos Para Desenhar Histórias em Quadrinhos, com Alexandre Valença Alves Barbosa (desenhista, professor)
  • 19h30 – Bate-papo Saúde Emocional e Cultura, com Fernando Venturini (psiquiatra), Márcia Atik (psicóloga) e Renato di Renzo (arte-educador, diretor teatral e criador do Projeto e Rádio TAMTAM, há 34 anos). (auditório)

Outras informações em www.culturalmentesantista.wordpress.com, www.facebook.com/culturalmentesantista, www.instagram.com/culturalmentesantista e www.youtube.com/culturalmentesantos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS