Defensores da memória de José Bonifácio recebem medalha em Santos

A honraria é a máxima dada a um cidadão. Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Lembrar e repassar os atos que transformaram o Brasil. É com essa missão que o presidente e o vice-presidente do Movimento Pró-Memória José Bonifácio, respectivamente, Arlindo Salgueiro e José Geraldo Gomes Barbosa, tem agido para lembrar tudo o que José Bonifácio fez por Santos e pelo Brasil. Por isso, na sexta-feira (16), houveram as entregas do Diploma e a Medalha José Bonifácio de Andrada e Silva, a mais alta honra concedida pelo Município.

A cerimônia de outorga que reconhece relevantes serviços prestados à Cidade ocorreu na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal e na celebração, o prefeito Rogério Santos (PSDB) ressaltou o trabalho desenvolvido pelos homenageados para a manutenção do nome do Patriarca da Independência na história de Santos e do País e na memória dos munícipes e do povo brasileiro.

Prefeito entregou as honrarias. Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

“A homenagem é para vocês dois, pelo trabalho que fazem em relação à memória de José Bonifácio. E quem despertou em mim a curiosidade sobre as multifaces de José Bonifácio foram esses dois santistas. Pessoas da Ciência, de bons corações e que atuam pela sociedade e, às vezes, não percebem como pequenas gotinhas (de conhecimento) podem mudar a história da humanidade e influenciar nossas decisões”.

Ao receber a comenda, o presidente do Movimento Pró-Memória também destacou a importância de as pessoas conhecerem a história do Patrono da Independência, que foi um visionário em várias outras áreas, como mineralogia e até em questões ambientais, lembrando que há referências dele em países como Estados Unidos e Alemanha.

“É o coroamento de uma trajetória de 30 anos, quando fundei o Movimento Pró-memória de José Bonifácio visando resgatar esse santista que é famoso internacionalmente e estava no abandono aqui. Foi uma honra fazer este trabalho. Então, é uma ação comunitária até porque ele repudiava a soberba do ego de ser homenageado. Então, eu represento a vontade de uma comunidade. É neste sentido que vejo esta homenagem”, disse Arlindo Salgueiro.

Emocionado, José Geraldo Gomes Barbosa agradeceu a homenagem e relembrou o caminho percorrido por ele e sua família, o que tornou possível ser apresentado à história de José Bonifácio.

“Esta noite é especial, claro que nos envaidece, mas tem um significado de uma série de conquistas para nossa comunidade e nossa Cidade. Porque, através de um sonho, conseguimos fazer com que José Bonifácio fosse mais reconhecido em Santos e no Brasil. Então, acho que o mais gostoso é a gente passar para as nossas crianças, para as nossas autoridades, para nossos munícipes, quem foi José Bonifácio. Nós estamos fazendo um registro histórico forte na comunidade e essa outorga veio carimbar isso”.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS