Defesa Civil alerta para virada no tempo com chuva e frio no Litoral

Créditos: Divulgação/Defesa Civil

O sábado (8) foi de tempo bom e agradável pelo Litoral de São Paulo. Porém no domingo (9), feriado da Revolução Constitucionalista, é bom pegar o guarda-chuva e casaco, porque o tempo vai virar. De acordo com a Defesa Civil do Estado, a previsão é de chuva e temperaturas mais baixas.

De acordo com o meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil do Estado (CGE), Vitor Takao Suganuma, a passagem de um ciclone extratropical pelo sul do país, não interferirá diretamente no estado de São Paulo. No entanto, as equipes do CGE seguirão em plantão durante todo o fim de semana monitorando o avanço deste fenômeno.

Para o domingo (9), o deslocamento da frente fria contribuirá para ocorrer uma ligeira queda nas temperaturas e condições de umidade para ocorrência de chuva na faixa sul e leste como: Capital, Região Metropolitana de SP, Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Ribeira e, em especial Região de Itapeva. Por lá, são esperadas chuvas moderadas, mas, sem condição para ocasionar transtornos à população.

“Até o momento, os modelos meteorológicos indicam acumulados de até 30mm na região de Itapeva, onde a chuva pode ocorrer com intensidade leve à moderada”, explicou o meteorologista.

Segundo o meteorologista do CGE, já é possível sentir as interferências do fenômeno El Niño, responsável pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico Equatorial. “Nos últimos dados divulgados pela Agência de Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA), há um aquecimento das águas quando comparados com a média climatológica dos últimos anos”.

O El Niño já está provocando efeitos no Brasil, e, na região Sudeste, se pode esperar um inverno com temperaturas mais elevadas do que nos anos anteriores. Entretanto, não significa que episódios de frio durante o inverno não ocorram. As chuvas também podem se tornar presentes neste inverno, devido a uma entrada maior de umidade na região sul do país, por meio do escoamento vindo de noroeste, finaliza o meteorologista Vitor.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS