Nesta sexta-feira (10/11), a deputada estadual Solange Freitas (União Brasil) visitou os estúdios da TV Thathi Band Litoral, para abordar temas ligados à saúde, ação social, as rodovias da Baixada Santista e a privatização da Sabesp.
Ao THMais, ela conversou sobre estes temas, destacando trabalhos para a saúde da mulher. Acesso mais prático para exames de detecção ao câncer, processo de micropigmentação para as pacientes do câncer de mama, novas ações para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de destinação de verbas foram destacados.
“Estou com um projeto de lei que está tramitando na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que é a Semana de Conscientização do Câncer de Mama nas comunidades do Estado. Fiz um projeto piloto em São Vicente, que deu certo. Tenho certeza que será aprovado”, explica.
“Também vamos votar o Orçamento do Estado nos próximos dias, mas quero buscar parte deste recurso para garantir mais carretas da mamografia e aparelhos de ultrassonografia. A ideia é aumentar o número, já que hoje temos apenas duas carretas para atender os 645 municípios do Estado”.
A saúde de São Vicente também foi destacada pela Solange Freitas. Segundo ela, recursos para garantir o custeio dos hospitais da cidade.
“Já chegaram R$ 3 milhões, mas outros R$ 10 milhões chegarão para a cidade, de acordo o que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) me falou. Também haverão recursos para a Santa Casa de Santos e estou lutando para ampliar a saúde para toda a Baixada Santista e as pessoas possam se cuidar e proteger”.
Sistema Anchieta-Imigrantes
Solange também falou sobre o Sistema Anchieta-Imigrantes, que precisa de novas adequações nas pistas, especialmente na Rodovia Anchieta. O motivo é por conta dos acidentes, que se tornaram recorrentes, principalmente para quem vai à Baixada Santista.
“Conversei muito sobre este assunto com a Ecovias e o Governo de São Paulo. O que eu soube é que há um acordo entre a concessionária e o Ministério Público para que alterações em algumas curvas da Via Anchieta sejam realizadas. Tudo para melhorar a segurança, aumentando a área de escape, reforçar a fiscalização e a sinalização”.
“Os caminhoneiros devem respeitar as regras de trânsito, para não sofrerem graves acidentes. Ao longo deste ano, os acidentes graves ocorridos na Anchieta, envolveram caminhoneiros que atingiram os veículos leves”.
Privatização
Outro assunto colocado em pauta pela deputada Solange Freitas é a privatização de serviços da Sabesp. Para ela, o serviço tem que ser melhorado, mas sem trazer impactos à população mais carente.
“A minha contribuição foi criar nove emendas no projeto da privatização da Sabesp. Quis saber quais são as garantias que a privatização fosse benéfica a população carente. Entre elas, que tarifa caia, que mais investimentos fossem realizados com maior rapidez. Das nove emendas, duas foram acatadas. Estamos discutindo sobre as propostas e emendas e uma votação para a aprovação será feita”.