Nesta sexta-feira (18), o deputado federal Alberto Mourão (PSDB), veio aos estúdios da TV Thathi Band Litoral para falar dos trabalhos realizados em Brasília em prol da Baixada Santista. E fez questão de levantar duas bandeiras: a da Educação e da mobilidade urbana.
Em entrevista exclusiva para a THMais, Mourão falou sobre as buscas por recursos na saúde, principalmente para atender os pacientes com câncer, que tem que se deslocar de cidades do Litoral Sul, como Peruíbe, Itanhaém e Mongaguá até Santos, sobre a necessidade de mais uma universidade federal e sobre a implantação do BRT (Bus Rapid Transport).
“Eu tenho me dedicado ao defender as bandeiras que levantei durante a campanha eleitoral,. É necessária uma estruturação de mobilidade urbana, um transporte coletivo mais eficaz. Quem vem de Peruíbe e Itanhaém até os grandes centros de saúde ou de educação, ele gasta quase R$ 40 para ir e mais R$ 40 para voltar. Sem contar as 3 ou 4 horas de trajeto. A região será somente metropolitana quando metropolitana, quando investir em mobilidade. Ela é necessária”.
“Nos tempos em que fui prefeito, lutei por hospitais estruturantes em questões cardiológicas e de câncer. O câncer está avançando demais e precisamos de tecnologia e mais estrutura para oncologia e atendimentos para a saúde cardíaca. A demanda é muito maior e quero lutar para que o governo federal venha para trazer recursos nestas duas áreas.
Quanto ao BRT, o deputado Alberto Mourão reforçou a eficácia deste modal para Praia Grande e para o Litoral Sul. Segundo ele, o BRT é mais viável que o Veículo Leve sobre Trilhos na região.
“Quero deixar claro que o BRT é mais fácil de ser implantado a curto prazo. Não sou contra o VLT, mas é necessário muito mais investimento do que o BRT. O projeto técnico aponta que este modal é mais viável, com impacto zero ao meio ambiente, tem o mesmo comando do VLT, mas o custo é muito mais barato. O Governo do Estado deve ver isso e ter um compromisso com a mobilidade regional.
Universidade pública
Outro assunto comentado pelo deputado federal Alberto Mourão é sobre a implantação de uma universidade federal. Segundo ele, embora seja para toda a Baixada Santista, quem vive no Litoral Sul será o mais beneficiado com um ensino superior de qualidade.
“A Universidade Federal é da Baixada Santista. Ela vai ter sede em alguma cidade, mas é para toda a região. A lógica é que a formação profissional só poderá ser feita com uma mobilidade urbana de qualidade. E temos de levar um ensino de qualidade e completo para o máximo de especialidades possíveis”.