RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Deputado Federal cobra Sabesp após rompimento de adutora no Morro São Bento, em Santos

O Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) encaminhou, na tarde de quarta-feira (15), um ofício à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) solicitando celeridade máxima na conclusão dos reparos e na solução dos problemas decorrentes do rompimento de uma adutora no Morro São Bento, em Santos.

O parlamentar fez uma vistoria no local do incidente que gerou uma série de transtornos para os moradores da região, afetando ruas como São Marcos, Assunção de Nossa Senhora e Nossa Senhora do Monte Serrat, além de provocar risco estrutural a residências, que estão sendo avaliadas pela Defesa Civil de Santos.

No documento, o parlamentar ainda evidenciou que o incidente “aumenta o perigo de novos deslizamentos e possíveis danos às famílias que residem nas proximidades”, visto que o solo já está saturado pelas chuvas e a situação pode piorar considerando as previsões de novas precipitações para os próximos dias. 

Paulo Alexandre também destacou que a comunidade já havia alertado para o problema anterior na adutora. “Isso é um absurdo, uma vergonha. Os moradores já haviam alertado sobre esse problema com a adutora, mas a Sabesp não tomou as providências necessárias.”, advertiu o Deputado.

Além dos danos materiais, o vazamento causou a interrupção do tráfego na região e a necessidade de acolhimento emergencial das famílias afetadas. “A Sabesp precisa fazer reparos imediatos, especialmente para garantir a segurança estrutural das casas. E não podemos aceitar que isso se repita.”, enfatizou Paulo Alexandre Barbosa, reforçou a urgência de obras preventivas e a substituição da tubulação de ferro fundido por material mais resistente, como o polietileno de alta densidade (PEAD).

A Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), informou que a Sabesp foi notificada e que os reparos devem ser realizados dentro de um prazo de até 15 dias, sob pena de multa. A Defesa Civil, a Prefeitura Regional dos Morros e a Terracom também estão no local, trabalhando para minimizar os impactos do rompimento e oferecer apoio social às famílias afetadas.

Três imóveis foram interditados, mas não houve danos estruturais, e as famílias foram acolhidas e receberam assistência no Centro Esportivo do Morro São Bento. A situação continua sendo monitorada, e a cobrança por parte do parlamentar segue firme para garantir que a Sabesp atenda às demandas de reparo e evite novos incidentes.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.