A Baixada Santista terá importantes investimentos que prometem impulsionar a região nas mais variadas áreas. Transporte, turismo, cultura e habitação serão os setores que serão investidos. O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) falou de importantes projetos, como o Aeroporto Civil Metropolitano, o túnel Santos-Guarujá e o Parque Valongo de Santos.
O parlamentar esteve na TV Thathi Band Litoral, nesta segunda-feira (26) para conversar com o departamento de jornalismo e detalhando todos os trabalhos feitos em prol da Região. Em entrevista à THMais, Paulo Alexandre comemorou as ações realizadas.
“É muito importante a aproximação do Governo Federal com a Baixada Santista. Estou em Brasília para trazer recursos à nossa Região, como a cessão dos antigos armazéns do Valongo para a Prefeitura, transformando o projeto em realidade, avançamos muito ao projeto do Aeroporto de Guarujá, obtivemos as licenças para o início das obras. Muitos destes projetos considerados ‘lendas’ estamos tirando do papel”.
Aeroporto de Guarujá e Parque Valongo
Dois dos principais projetos de mobilidade urbana e turismo da região foram abordados pelo deputado federal. Paulo Alexandre Barbosa fez um panorama sobre o andamento dos projetos do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá e o Parque Valongo. Ambos são projetos muito aguardados pela população.
“Tudo ocorre dentro do cronograma. Sobre o Aeroporto de Guarujá, a nossa meta é começar as obras ainda este ano e entregar o aeroporto funcionando já no ano que vem”, explica.
Sobre o Parque Valongo, o projeto é a “chave” para que o Centro Histórico de Santos seja revitalizado e passe a ser um importante atrativo. Além disso, o local vai também contar com o futuro terminal de passageiros marítimos, substituindo o serviço, que atualmente funciona no Valongo.
“As obras nos armazéns do Valongo, do 4 ao 6 já começaram e devem ser entregues em junho de 2024. Sobre o novo terminal de cruzeiros, as tratativas estão avançadas e até o final do ano, teremos definições para o início das obras, que vão ocorrer entre os armazéns 1 ao 3.
Túnel submerso e habitação
Paulo Alexandre Barbosa também tocou em dois temas essenciais para o desenvolvimento da Baixada Santista: o túnel Santos/Guarujá e a habitação.
Em relação a ligação dos dois municípios, todas as licenças e recursos estão garantidos. E o passo a passo dos debates e das obras será acompanhado de perto.
“Criamos uma frente parlamentar, justamente para acompanhar o projeto da ligação seca Santos/Guarujá, para que possamos entregar dentro do prazo, esta obra que já é comentada há um século na região e é necessária para a Região”.
Sobre a habitação, Paulo Alexandre revelou que nos próximos dias, mais de mil apartamentos do Conjunto Habitacional Tancredo Neves, em São Vicente, serão entregues, beneficiando milhares de famílias e retirando a população das palafitas.
“Vamos entregar o maior projeto habitacional da história da Cohab-Santista, com 1120 unidades habitacionais, fruto da parceria entre os governos municipal, estadual e federal. Tudo para que tiremos as famílias das palafitas e realizando o sonho das pessoas de terem a casa própria.