A Diocese de Santos vai comemorar 100 anos de existência em 2024. Mas o jubileu e as festividades para o centenário já começaram e diversas homenagens estão sendo preparadas. Uma delas será realizada nesta quinta-feira (28/09) em Brasília, pelo deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).
Vai acontecer no Congresso Nacional, uma solenidade especial, onde a Diocese de Santos será homenageada. Paulo Alexandre vai destacar a rica trajetória e o impacto significativo da Diocese na região da Baixada
Santista. Tanto na parte religiosa, mas também na sociedade e em diversos setores.
A cerimônia terá uma participação especial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e ainda contará a presença de mais de 400 padres e fiéis da Baixada Santista. A mesa do evento será composta pela segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, a prefeita de Santos em exercício, Renata Bravo, o Bispo Dom Tarcísio Scaramussa, o subsecretário adjunto-geral da CNBB, Padre Patriky Samuel Batista, e os deputados federais Paulo Alexandre Barbosa e Eros Biondini, presidente da Frente Parlamentar Católica na Câmara dos Deputados.
Durante uma visita recente à Diocese, Barbosa compartilhou sua gratidão e privilégio em reconhecer oficialmente o papel vital da Diocese na comunidade. Ele ressaltou a relevância da instituição na região e convidou a todos para que se juntem à comemoração em Brasília.
“A nossa igreja desempenhou um papel crucial na formação histórica e social de toda a Baixada Santista. Acredito que esta homenagem é uma maneira valiosa de reconhecer e celebrar todas as realizações e o caminho percorrido até aqui”, comentou Paulo Alexandre.
Mas além da sessão solene que acontecerá no prestigioso Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, às 15h, também haverá visita ao Santuário São Francisco para orações.
Sobre a Diocese de Santos
A Diocese de Santos foi fundada em 4 de julho de 1924, e desde então representa um alicerce fundamental da fé católica na Baixada Santista, estendendo-se pelas nove cidades da Região: Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.
A Diocese é composta por 50 paróquias, que contam com 221 capelas nas comunidades. A principal delas é a Catedral, localizada na Praça José Bonifácio, Centro de Santos, que é consagrada a Nossa Senhora do Rosário, tem sido um símbolo marcante de espiritualidade desde 1952.
Ao longo de sua história centenária, a Diocese tem vivenciado uma expansão significativa, concentrando-se
incansavelmente na promoção da fé católica na região. A instituição atua ativamente em diversos setores, incluindo educação, caridade e assistência social, através de suas paróquias, movimentos e organizações religiosas vibrantes e engajadas.