Um domingo (15/10), onde muito esporte, solidariedade e mensagens de cuidar da saúde foram destaques em Santos. Dois importantes eventos ocorreram na Ponta da Praia. Primeiro a 12ª edição da Caminhada pela Vida e segundo a Prova de Duathlon.
No caso da Caminhada Outubro Rosa, a orla da praia foi tomada de rosa e teve como principal objetivo, alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama. O evento organizado pelo Instituto Neo Mama tem o apoio da Prefeitura de Santos e faz parte do calendário oficial da Cidade.
Embaladas pela bateria verde e rosa da escola de samba União Imperial, mulheres que estão lutando contra o câncer de mama, ex-pacientes que já superaram a doença, maridos, filhos, famílias caminharam no entorno da Praça do Aquário Municipal (Praça Luiz La Scala Jr.) para chamar a atenção para o Outubro Rosa e, sobretudo, celebrar a vida.
A vice-prefeita e secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Renata Bravo, ressaltou sobre a importância do evento, que já faz parte do calendário oficial da Cidade.
“É importante para falarmos para as mulheres fazerem exames regularmente, mas tem outro sentido. Muitas pessoas que passaram pelo tratamento, estão aqui hoje celebrando a vida, e dando apoio para quem está passando por isso. É importante lembrar que o diagnóstico não encerra a vida, é uma fase difícil, mas com grandes possibilidades de cura”, diz.
Duathlon
Também na Ponta da Praia, mas na Praça Engenheiro José Rebouças, aconteceu a competição de duatlo Du Rosa & Azul, onde 500 pessoas entre atletas e espectadores participaram. O evento teve como objetivo promover a conscientização sobre o câncer de mama, representado pelo Outubro Rosa, e o câncer de próstata, representado pelo Novembro Azul.
A competição foi voltada para toda a família e atraiu mulheres, homens e crianças, ou seja, pessoas de todas as idades em uma prova que uniu corrida, ciclismo, desafio e conscientização. Os participantes percorreram 2,4 km de corrida, 9 km de ciclismo e mais 1,2 km de corrida. As crianças também contaram com uma distância especial só para elas: 4 a 6 anos – 200m, 7 a 9 anos – 300m e 10 a 12 – 600m.
A jornalista, escritora e influencer, Juliana Goés (37), destacou a importância da prova. “Eu estou muito feliz em participar novamente da competição. No ano passado, foi um dos momentos mais marcantes da minha vida em termos de superação pessoal. Eu aprendi a andar de bicicleta depois de adulta, então você vivenciar isso e se permitir depois de adulta a fazer algo significa muito e é um ganho pra vida toda, porque a gente acaba se tornando mais resiliente, mais corajosa e mais forte para todos os nossos outros papéis”
“Hoje eu sou mãe de dois, e sei o quanto o exemplo é importante. Eles vão participar ao meu lado da prova e aprender desde cedo sobre superar desafios”, completou
Uma das organizadoras do evento, a triatleta Rosecler Costa, conhecida como Ironmãe, conta que em 2022, a primeira edição foi feita apenas para mulheres e o sucesso foi tão grande que este ano foi ampliado para homens e crianças, “além de termos criado a corrida Kids, para que as mamães e papais pudessem trazer os filhos e assim termos um evento para toda família”.
“O resultado é o que estamos vendo aqui, dezenas de famílias praticando esporte, atividades físicas, e nos ajudando a chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama e de próstata (outubro e novembro). Sem dúvida esta edição superou a nossa expectativa”, comentou.