Dia da Região Autônoma da Madeira é comemorado em Santos com muita dança e música

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Que a cidade de Santos tem fortes ligações com Portugal, não é novidade. E uma das iniciativas é celebrar os ascendentes e herdeiros da comunidade de Madeira. Neste domingo (2) foi celebrado o Dia da Região Autônoma da Madeira e das comunidades madeirenses, e para celebrar a data, um evento no Morro São Bento foi realizado.

A cerimônia aconteceu no Centro Turístico Esportivo e Cultural Morro São Bento, onde também funciona a sede da entidade. Antes, aconteceu a benção da imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal, pelo Frei Denilson da Paróquia Nossa Senhora Assunção. Depois, teve ainda uma série de apresentações do coral cantando canções portuguesas e de danças folclóricas.

Considerado um dos mais importantes pela comunidade Madeirense, o evento visa manter as tradições dos imigrantes que chegaram a Santos vindos da Ilha da Madeira. O local virou uma região autônoma de Portugal em 1976 e eles comemoraram todo ano em 1º de julho, explica o diretor de Folclore do Rancho, Elton Pereira Ferreira Júnior.

“Mas a gente escolhe o domingo seguinte por ser mais tranquilo para as famílias. A data é algo parecido com nossa Independência e fazemos algo simbólico. Sempre vi meus avós e pais fazerem deste jeito e acho importante preservar a cultura e a tradição”.

Já o prefeito Rogério Santos (PSDB) destacou a importância de se manter a tradição portuguesa e anunciou a criação da Festa da Cultura Madeirense a ser realizada na Lagoa da Saudade, no Nova Cintra. O objetivo é levar a cultura madeirense a mais munícipes, além de ampliar a visibilidade do local e incrementar o turismo na Cidade.

“A Lagoa da Saudade é um espaço cada vez mais valorizado no Município, além de ser um local lindo na Cidade, por isso promovemos várias festas. E, agora, teremos esta parceria com o Rancho Folclórico Madeirense. O evento vai fomentar o turismo e servirá para que o Rancho arrecade fundos e a entidade leve este cantinho de Santos para Portugal, uma vez que eles têm um papel importante para a preservação da história e da cultura portuguesa. Juntos vamos conseguir fazer um grande evento”.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS