Dia do Doador de Sangue é celebrado com mobilização para reforçar estoques de hospital de Santos

Raimundo Rosa / PMS

O Dia Municipal e Mundial do Doador de Sangue, comemorado nesta sexta-feira (14), foi marcado por uma mobilização no Hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro (HGA), em Santos. Cerca de 30 funcionários e aprendizes do Camps foi até a unidade participar da campanha da 6ª Ação de Doação de Sangue, organizada pela Secretaria da Mulher, da Cidadania, da Diversidade e dos Direitos Humanos (Semulher), para reforçar o estoque do banco de sangue do hospital.

Com o tema ‘Doe amor, doe vida, doe sangue’, a iniciativa também conta com apoio da Guarda Municipal, que realizou um trabalho de sensibilização da população desde o dia 10. “Durante essa semana, a Prefeitura intensificou a campanha na Cidade toda com o objetivo de trazer as pessoas e conscientizá-las para a necessidade de doação de sangue, que é um ato de amor”, explica a chefe do departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Semulher, Suzete Faustina.

Para a coordenadora de RH do Camps, Eliliana Lopes Fernandes, o entendimento dos jovens sobre essa questão é fundamental para se formarem doadores.  “No Camps trabalhamos a conscientização dos aprendizes durante o ano inteiro que doar é ajudar o próximo”, afirma ela, que é doadora há muitos anos.

POUCOS DOADORES

A coordenadora médica do Hemonúcleo do HGA, Silvana Biagini, afirma que ações como essa da Prefeitura de Santos são fundamentais para ajudar a manter os estoques em dia. “De acordo com a Organização Mundial da Saúde, para que não falte sangue, de 2 a 3% da população tem que doar regularmente. A gente não consegue essa meta no País, onde não se chega nem a 2% nas grandes capitais. Já em cidades menores, não se atinge nem 1% da população. Vivemos de campanha. Sem campanha não teríamos sangue”, diz a especialista.

Neste sábado (15), a Ação de Doação de Sangue será realizada no Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Santos.

COMO DOAR

Os interessados em doar sangue devem apresentar documento original com foto, ter entre 16 e 69 anos (pessoas com menos de 18 anos devem estar acompanhadas dos responsáveis), mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, não terem consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e estarem alimentadas.

Santos conta com dois pontos de coleta de sangue: o Hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro (Rua Oswaldo Cruz, 194, no Boqueirão – de segunda a sábado, das 8h às 12h30) e o Banco de Sangue da Santa Casa  (Avenida Cláudio Luiz da Costa, 50, no Jabaquara –  de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h).

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS