Duas doações de órgãos são recebidas pelo Hospital do Vicentino, em São Vicente

Procedimentos captaram rins e fígado de pacientes

Foto: Reprodução/Prefeitura de São Vicente

Duas captações de órgãos foi realizada pelo Hospital do Vicentino, localizado em São Vicente. Os procedimentos foram acompanhados pela equipe multidisciplinar da unidade, em parceria com a Organização de Procura de Órgãos (OPO), seguindo todos os protocolos técnicos e éticos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Os gestos de solidariedade e que pode salvar outras vidas aconteceu na última sexta-feira(18) e no sábado (19), reforçando o papel essencial dos hospitais na viabilização no ato de salvar vidas.

As captações foram conduzidas após a confirmação de morte encefálica dos pacientes, atestada por três profissionais diferentes, em horários distintos, conforme determina o protocolo estabelecido pelo Conselho Federal de Medicina. Após essa confirmação, a equipe multidisciplinar do Hospital do Vicentino (formada por médico, enfermeiro e psicóloga) e a OPO entraram em contato com os familiares, prestando apoio emocional e esclarecendo todas as informações necessárias antes de solicitar a autorização formal para a doação dos órgãos.

Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

  Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos

Em ambos os procedimentos foram doados os rins e o fígado dos pacientes, devido à idade e condições dos doadores. Marcelo, familiar de um dos doadores, compartilhou a emoção de, mesmo em um momento doloroso, poder contribuir em prol do salvamento de novas vidas: “Ele era doador de sangue, mas nunca chegou a manifestar vontade sobre a doação de órgãos. Mesmo diante de toda a situação difícil, nós decidimos seguir com o procedimento assim que nos foi perguntado. Ele sempre foi uma pessoa ativa, sempre ajudava os outros. Era um homem trabalhador, e isso sempre serviu de exemplo e motivação para toda a nossa família, principalmente para mim e meu irmão Rodrigo”.

“Quando um paciente entra em protocolo de morte encefálica, acionamos a Organização de Procura de Órgãos (OPO), do Estado de São Paulo, para verificar se ele se enquadra nos critérios para doação. Após a confirmação inicial, a equipe do Vicentino realiza a primeira abordagem com a família, explicando o que é a morte encefálica e como funciona o processo de captação de órgãos. Em seguida, são realizados os exames necessários para confirmar, de forma definitiva. Com essa comprovação, a Organização assume a abordagem com os familiares, solicitando a autorização formal para a doação dos órgãos”, salientou Cintia Santos, gerente de enfermagem do Hospital do Vicentino.

“O momento de captação de órgãos é de extrema importância para salvar a vida de um paciente e de cuidado com a família do doador. Esse é um ato que envolve não apenas aspectos técnicos e médicos, mas, também, uma grande sensibilidade com a família do doador. Ao mesmo tempo, a captação representa uma oportunidade de transformar uma perda em esperança, pois, graças à generosidade da família doadora e ao trabalho coordenado das equipes, é possível oferecer uma nova chance de vida para aqueles que aguardam por um transplante”, ressalta a secretária da Saúde, Michelle Santos.

A identificação do nome completo do familiar foi preservada em respeito à Lei nº 9.434/1997, que regulamenta a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento. Essa legislação estabelece o sigilo sobre a identidade de doadores e receptores, com o objetivo de proteger a privacidade das famílias envolvidas.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS