Parece que está cada vez mais próximo da Baixada Santista enfim contar com um aeroporto em caráter metropolitano. No próximo dia 30 de junho, a Prefeitura de Guarujá vai lançar o edital das obras de infraestrutura necessárias para a primeira fase de implantação do Aeroporto Civil Metropolitano.
O prefeito da cidade, Válter Suman (PSB), foi à Brasília e recebeu do Governo Federal, a autorização emitida pelo Ministério de Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) para o lançamento.
De acordo com a administração, as obras de infraestrutura que serão executadas são sobre o reforço estrutural dos pavimentos da pista de pouso e decolagem e pista de taxiamento. Além disso, também haverá a regularização das faixas de pista e áreas de segurança, drenagem, cerca operacional, barreiras de proteção de fauna, via de serviço e sinalização horizontal, entre outras.
O próximo passo, segundo a Prefeitura de Guarujá é providenciar os trâmites administrativos necessários para viabilizar a assinatura no dia 30 de junho. O edital em questão foi reestruturado e as obras estão avaliadas em R$ 21.331.986,82, a serem custeadas com verbas federais, sendo que R$ 8.140.004,09 dependem de um termo de aditamento a ser providenciado pelo Ministério de Portos e Aeroportos.
Terminal de passageiros
Já em relação ao terminal de passageiros do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, a prefeitura informou que fará o lançamento de um outro edital. Por enquanto ele está em revisão de planilha orçamentária pela Infraero. Depois, será submetido à análise da SAC.
Válter Suman disse que com este andamento, o tão aguardado Aeroporto Metropolitano da Baixada Santista, vai sair do papel. “O Aeroporto é um grande vetor de desenvolvimento não só para Guarujá, mas para toda a região. É um antigo anseio, que, com a persistência da Prefeitura e o valoroso apoio do Governo Federal, nunca esteve tão próximo de sair, de fato, do papel”.
Com as obras de infraestrutura e do terminal de passageiros, conclui-se a implantação da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, a qual permitirá pousos e decolagens de aeronaves para até 72 passageiros (jatinhos e turboélices).