A semana foi da criançada e por isso, em São Vicente, foi lançado o Programa Alfabetizando, com o objetivo de garantir eficácia e maior aprendizado para as crianças que cursam o segundo ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino da cidade.
A iniciativa ocorreu na segunda-feira (09/10) e de acordo com a administração, entre as decisões está a adoção de salas com menos alunos, possibilitando ao professor dedicar uma atenção maior no processo de aprendizagem.
O lançamento foi feito durante o Encontro de Educadores de São Vicente, evento realizado no Ilha Porchat Clube para cerca de 4 mil profissionais ligados à educação, entre professores, gestores, funcionários e demais colaboradores.
Coube a pequena aluna Laura Solis explicar a proposta. “Tenho sete anos e já sei ler. Creio que toda criança tem o direito de ler e escrever. Afinal, ler é sonhar, e escrever é construir”, leu a estudante do 1º ano da Unidade Educacional Regina Celia (Centro).
O prefeito Kayo Amado (Podemos) ressaltou a importância da educação na realização de sonhos e um futuro melhor para São Vicente.
“Para mim é uma felicidade enorme poder proporcionar isso às crianças de São Vicente. Estamos trabalhando muito buscando gerar condições para que as crianças da nossa cidade tenham sempre a oportunidade de sonhar. A educação é que proporciona isso”.
Já a secretária de Educação de São Vicente, Nivea Marsili apresentou, ainda, os dez elementos fundamentais do Programa: currículo e orientações pedagógicas, formação continuada, material pedagógico, avaliação da aprendizagem, equidade, acompanhamento pedagógico, monitoramento de dados, sistema de incentivos, comunicação e engajamento da escola, família e comunidade, além de tecnologia e inovação (centro de mídias).
“Quando se aprende a ler e escrever na idade certa, a escola liberta essa criança para o mundo”, completou.