RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Embarcação modernizada é entregue para contribuir na Travessia Santos/Guarujá

Foto: Divulgação/Semil

Com um investimento de R$ 4,7 milhões, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, por meio da Subsecretaria de Logística e Transportes, entregou a FB-16, uma embarcação totalmente reformada e pronta para operar.

A nova embarcação passará a operar a partir desta sexta-feira (27), para cerca de 27 mil usuários diários da Travessia Santos/Guarujá. Com a entrega da FB-16, o Governo de São Paulo atinge a marca de 19 embarcações modernizadas e em operação no sistema de travessias litorâneas — resultado de mais de dois anos de esforços contínuos para aprimorar a qualidade do serviço. O FB-16 recebeu reforço estrutural, renovação dos sistemas hidráulico e elétrico, nova pintura, atualização dos equipamentos de segurança e ampliação do convés em 1,5 metro. A intervenção aumentou a capacidade de transporte de veículos, de 10 para 15.
 
A reforma também contemplou melhorias no sistema de propulsão, com redução no consumo de combustível e ganhos em eficiência, segurança e conforto para os passageiros.  

“O Governo de São Paulo avança com determinação na transformação do sistema de travessias litorâneas, consolidando um modelo de transporte público mais moderno, seguro e eficiente. A entrega da FB-16 representa mais um passo concreto nesse compromisso. Com o reforço da frota, ampliamos a capacidade operacional e promovemos melhores condições de mobilidade para os milhares de paulistas que utilizam esse serviço diariamente. Nosso foco está na qualidade, sustentabilidade e agilidade na resposta às demandas da população”, destaca Denis Gerage Amorim, subsecretário de Logística e Transportes da Semil.

Parceria Público-Privada moderniza travessias

Em mais um passo rumo à modernização completa do sistema, o Governo de São Paulo publicou, em 13 de junho, o edital da Concorrência Internacional nº 05/2025, referente à concessão patrocinada das travessias litorâneas. A iniciativa, autorizada por lei sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas em abril, prevê investimentos privados da ordem de R$ 2 bilhões. O projeto abrange 14 rotas estratégicas, entre elas Santos–Guarujá, São Sebastião–Ilhabela e conexões no Vale do Ribeira, Litoral Norte, Região Metropolitana e Reservatório de Paraibuna. A proposta inclui a renovação da frota com embarcações elétricas, melhorias nos terminais e adoção de novas tecnologias, promovendo um serviço mais sustentável, eficiente e seguro. A entrega dos envelopes está marcada para 13 de outubro de 2025.

Serviços aos usuários

O sistema de travessias litorâneas de São Paulo abrange oito trajetos: São Sebastião/Ilhabela (Litoral Norte), Santos/Vicente de Carvalho, Santos/Guarujá e Bertioga/Guarujá (Litoral Central), além de Cananeia/Ilha Comprida, Iguape/Jureia, Cananeia/Continente e Cananeia/Ariri (Litoral Sul). Para mais informações, os usuários podem consultar os painéis de mensagem nos acessos aos bolsões ou ligar para o telefone 0800 77 33 711.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS