Empresários e microempreendedores de São Vicente puderam ter um curso de capacitação especial para alavancar os seus negócios. Começou na terça-feira (22), o Programa de Aceleração de Empreendedores Criativos 2023 – Arte da Primeira.
O curso é organizado pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) e a Secretaria de Cultura (Secult), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), da Secretaria de Turismo (Setur) e do SEBRAE/SP. De acordo com a prefeitura, a iniciativa visa oferecer mais um mecanismo de capacitação ao munícipe, além de fomentar a economia e turismo local.
Neste primeiro dia, profissionais do SEBRAE e autoridades da Prefeitura se reuniram com os inscritos no Espaço Multicultural, na Praça 22 de Janeiro, para discutir sobre o processo do curso e o que os participantes podem aguardar.
A microempreendedora Rosimeire dos Santos, do Gonzaguinha, produz bolsas e nécessaires há 10 anos e está focada em alavancar seu negócio por meio do Arte da Primeira.
“Essa é a oportunidade que tenho para fazer minha empresa crescer. Essa parceria da Prefeitura com o SEBRAE está sendo muito boa para os empreendedores, eles estão nos oferecendo um curso completo”.
Entenda o projeto
O Programa conta com temáticas voltadas para gestão de negócios, planejamento e produção de coleção para o mercado consumidor por meio de metodologia de aceleração de empresas. O curso tem duração de 3 meses, e todas as aulas serão ministradas no auditório da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), localizada na Avenida Nações Unidas, s/nº, Esplanada dos Barreiros.
A presidente do Fundo Social, Thaynã Amado, conta que a iniciativa veio para agregar na vida dos empreendedores.
“Estamos muito felizes pelo início de mais uma projeto. A iniciativa partiu do prefeito Kayo Amado, que sempre desejou que o artesanato da Cidade fosse mais valorizado. Queremos que os artesãos de São Vicente cresçam com seus empreendimentos. Estamos fazendo de tudo para oferecer oportunidades de capacitação e geração de renda. Para alcançarmos o sucesso, precisamos de muita dedicação, esforço, trabalho e estudo. É um processo árduo, mas estamos dando o primeiro passo”.
O secretário de Turismo, Paulo Bonavides, esteve presente no evento e reforçou a importância do Programa.
“Estamos aqui justamente para auxiliar empreendedores vicentinos a fomentar seus negócios. Além de fortalecer a economia local, este novo projeto ainda pode atrair mais visitantes a São Vicente, fortificando o turismo da Primeira do Brasil”.