A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) não vai promover a reestruturação neste sábado (11/11) das linhas intermunicipais 901 (conhecida como Circular 9 e Circular 10) e 901BI1. As linhas fazem o trajeto entre a Vila Margarida e Cidade Náutica, em São Vicente até a Avenida Ana Costa, em Santos.
De acordo com a empresa, a mudança estava agendada para ocorrer neste sábado. Só que nesta sexta-feira (10/11), a alteração foi cancelada e uma nova data ainda será definida. A reportagem questionou o motivo da desistência inicial, mas até a publicação desta reportagem, não houve retorno.
A ideia da alteração é proporcionar benefícios significativos para a operação das linhas e aos 6 mil passageiros que as utilizam diariamente. As linhas, que operam hoje de forma circular, com diferentes percursos nos sentidos ida e volta, darão origem a duas novas linhas radiais: a 962 e a 963.
Ao adotar o formato radial, com trajeto similar nos sentidos ida e volta, será possível otimizar a operação dos ônibus, melhorando a eficiência da frota no atendimento às regiões, com itinerários ajustados para atender às áreas de integração do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em São Vicente e Santos.
Confira os trajetos das linhas 962 e 963
A linha 962 executará a ligação entre São Vicente (Náutica III) – Santos (Gonzaga) via São Vicente (Vila Margarida) e Santos (Avenida Nossa Senhora de Fátima, Avenida Ana Costa e Praça da Independência). Já a linha 963 realizará a ligação entre São Vicente (Náutica III) – Santos (Vila Matias) via São Vicente (Vila Margarida) e Santos (Praias, Avenida Ana Costa e estação do VLT). Ambas terão ponto inicial na Avenida Sargento Jusivaldo Salustriano dos Santos, 15 e ponto final na Praça da Independência, na Av. Ana Costa.
Nos pontos próximos às estações do VLT será possível a integração física e tarifária entre as linhas, por meio do cartão BR Card, permitindo que os passageiros realizem os deslocamentos entre os dois percursos sem custos adicionais.
Assim que a mudança começar a valer, a fiscalização e planejamento serão feitas, para eventuais ajustes caso necessário. Os itinerários e horários das linhas serão disponibilizados no site ou o aplicativo EMTU Oficial, disponível para iOS e Android, ou o aplicativo Quanto Tempo Falta, da BR Mobilidade.