A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) assinou o contrato para o início das obras de revitalização da Ponte dos Barreiros, em São Vicente. O custo da reforma gira em torno de R$ 193,5 milhões, e é um importante passo para o início de implantação da terceira linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que irá para a Área Continental da cidade.
O contrato foi assinado com o Consórcio Paulitec-Agis-Ponte Tribuna e publicado na última segunda-feira (18) no Diário Oficial. O grupo terá o prazo de 24 meses para realização das obras.
O projeto terá a ampliação e reforço da ponte, que possui 650 metros de comprimento, além da expansão do trecho de passeio, melhorias da infraestrutura rodoviária e duplicação da parte ferroviária, atualmente inativa.
Segundo a EMTU, o início das obras está previsto para janeiro de 2024. Por conta das obras, deverão ocorrer alteração no trânsito da região, que serão definidas com objetivo de não afetar o fluxo viário na ponte. Ainda de acordo com instituição, haverá a contratação de uma empresa para apoio ao gerenciamento e a fiscalização das obras. A licitação foi publicada no site oficial da empresa, com a sessão pública prevista para acontecer no dia 28 de fevereiro de 2024.
Terceira fase do VLT
Com a conclusão das obras, a ponte poderá receber a 3° fase do VLT da Baixada Santista. A estrutura liga a Área Insular à Continental do município de São Vicente. As obras da serão pagas pelo Governo do Estado, com investimento de R$ 505 milhões.
Com isso, o VLT terá 27 km de extensão, sendo 11,5 km já em operação (Barreiros ao Estação Porto), 8 km em obras (Conselheiro Nébias ao Valongo) e 7,5 km que aguardam a licitação (Barreiros ao Samaritá). A publicação do edital das obras deste trecho está prevista para junho de 2024.
A estimativa é que a extensão do VLT beneficie cerca de 150 mil pessoas que moram em dez bairros da Área Continental de São Vicente e dependem do transporte público.