RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

EMTU assina contrato para reforma da Ponte dos Barreiros

Créditos: Divulgação/Prefeitura de São Vicente

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) assinou o contrato para o início das obras de revitalização da Ponte dos Barreiros, em São Vicente. O custo da reforma gira em torno de R$ 193,5 milhões, e é um importante passo para o início de implantação da terceira linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que irá para a Área Continental da cidade.

O contrato foi assinado com o Consórcio Paulitec-Agis-Ponte Tribuna e publicado na última segunda-feira (18) no Diário Oficial. O grupo terá o prazo de 24 meses para realização das obras.

O projeto terá a ampliação e reforço da ponte, que possui 650 metros de comprimento, além da expansão do trecho de passeio, melhorias da infraestrutura rodoviária e duplicação da parte ferroviária, atualmente inativa.

Segundo a EMTU, o início das obras está previsto para janeiro de 2024. Por conta das obras, deverão ocorrer alteração no trânsito da região, que serão definidas com objetivo de não afetar o fluxo viário na ponte. Ainda de acordo com instituição, haverá a contratação de uma empresa para apoio ao gerenciamento e a fiscalização das obras. A licitação foi publicada no site oficial da empresa, com a sessão pública prevista para acontecer no dia 28 de fevereiro de 2024.

Terceira fase do VLT

Com a conclusão das obras, a ponte poderá receber a 3° fase do VLT da Baixada Santista. A estrutura liga a Área Insular à Continental do município de São Vicente. As obras da serão pagas pelo Governo do Estado, com investimento de R$ 505 milhões.

Com isso, o VLT terá 27 km de extensão, sendo 11,5 km já em operação (Barreiros ao Estação Porto), 8 km em obras (Conselheiro Nébias ao Valongo) e 7,5 km que aguardam a licitação (Barreiros ao Samaritá). A publicação do edital das obras deste trecho está prevista para junho de 2024.

A estimativa é que a extensão do VLT beneficie cerca de 150 mil pessoas que moram em dez bairros da Área Continental de São Vicente e dependem do transporte público.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS