RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Encontro de Pescadores de Cubatão atrai centenas de pessoas

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Cubatão

Um domingo (2) dedicado para agradecer, pedir graças e rezar. Foi assim que centenas de católicos celebraram o dia de São Pedro. Em Cubatão, o tradicional ‘Encontro dos Pescadores’, foi realizado na Vila dos Pescadores e promoveu uma procissão em homenagens a São Pedro e São Paulo.

A missa foi realizada e depois, teve procissão nas águas do Rio Casqueiro com as embarcações dos pescadores artesanais enfeitadas, todos em busca de fartura na pesca durante o ano inteiro.

Com apoio institucional da Prefeitura de Cubatão, via Secretarias de Governo, Turismo e Cultura, e coordenado pelo Instituto Socioambiental e Cultural (ISAC), juntamente com a comunidade da Capela São Pedro e São Paulo e o Exército da Salvação, o evento reuniu mais de 70 pescadores de todas as idades.

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Cubatão

Para Adeildo Messias, vice-presidente do ISAC, atividades como essa tornam mais robustas as raízes que originaram o encontro. “Esse momento serve, sobretudo, para reforçar que a nossa cultura caiçara continua viva e repleta de energia para envolver a comunidade em torno de uma atividade que é de grande importância”, frisou.

Já o líder comunitário Ivanildo Brito, conhecido como Nildo Black, acredita que a união de esforços é o que mais motivou a todos. “Mais uma vez comprovamos que a união da nossa comunidade é capaz de promover grandes iniciativas. O trabalho coletivo foi o alicerce fundamental para que o objetivo fosse alcançado”.

A atividade contou com apoio institucional da Prefeitura de Cubatão por meio das Secretarias de Governo, Turismo e Cultura, e contou com a presença de Fabrício Lopes, secretário de Turismo, que avaliou positivamente a ação. 

“Iniciativas dessa natureza reforçam as nossas raízes e demonstram que é possível conquistar muitos avanços quando há união de esforços. Sem contar que foi um dia repleto de emoções, com apresentações culturais e homenagens, além de uma linda missa precedida de grande procissão. A comunidade está de parabéns”, ressaltou Lopes.

Além das atividades religiosas, ocorreram diversas apresentações culturais, com destaque para o cantor de forró ‘Jefim atualizado’, o grupo de pagode Batuk Malícia, a cantora Laice Miller, a cantora Beth Batista e a apresentação teatral com as crianças da comunidade e que abordou o tema ‘Se este bairro fosse meu’, organizada pelo Núcleo Criativo do ISAC.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS