RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Entrada da Vila dos Pescadores em Cubatão volta a ser tema de reunião

Sob ameaça de ser fechada definitivamente, mesmo sem uma outra opção de acesso viável, a entrada da Vila dos Pescadores, conhecida pelos moradores como “Frentona”, foi o principal objeto de discussão durante a missão do prefeito César Nascimento em Brasília.

O chefe do Executivo cubatense participou de reuniões importantes no Ministério dos Transportes e na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na última semana (15) com objetivo de impedir o bloqueio total da passagem para veículos. Os órgãos são responsáveis pelas políticas ferroviárias nacionais e a fiscalização das concessões das linhas férreas à iniciativa privada.

A “Frentona” da Vila dos Pescadores é uma passagem em nível sobre a linha férrea, administrada por uma empresa particular, que margeia todo o bairro. E foram os representantes da concessionária que informaram aos moradores sobre o seu fechamento.

O núcleo habitacional é cercado pela ferrovia e o estuário, sem qualquer outra opção de entrada ou saída. O seu fechamento neste momento representaria praticamente o isolamento total do bairro. Isso porque as obras de alargamento da Avenida Ferroviária, que liga a Vila ao novo viaduto que dá acesso ao centro da Cidade, ainda estão em fase de licitação.

“Fechar a ‘Frentona’ agora é colocar em risco toda uma população. Sem este acesso, como as ambulâncias, carro de bombeiros e transporte escolar adentrarão ao bairro? Seria uma irresponsabilidade enorme. Sabemos que a Avenida Ferroviária, hoje, é uma via apertada, que não suporta o alto fluxo de carros, muito menos trânsito de veículos grandes”, argumenta o prefeito César Nascimento.

Acompanhado pelos secretários Andréa Castro (Habitação), Marcos Quarterolli (Obras) e Fabrício Lopes (Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo), e uma comissão de vereadores, o chefe do Executivo se reuniu com o Luis Fellipe Arrussul, diretor de Outorgas Ferroviárias do Ministério dos Transportes. O órgão é o responsável por fiscalizar as empresas concessionárias das ferrovias. “Mostramos para ele como esta passagem em nível é fundamental para a Vila dos Pescadores. Arrussul se mostrou sensível ao problema”, explicou o prefeito.

Na ANTT, os técnicos dos órgãos também se mostraram favoráveis à manutenção provisória do acesso e se comprometeram em analisar a situação nos próximos dias. “Acredito que conseguimos atingir nosso objetivo. Aproveitei as reuniões para deixar claro que o meu lado sempre será o da população. Se é bom para os moradores da minha cidade, eu apoio. Se for prejudicá-los, sempre serei contra”, conclui César Nascimento.

Integraram a comitiva os vereadores Edson Motta, José Elan dos Santos, o Batoré, Ronaldo Queiroz, o Ronaldo da Comissão e Daniel Barbosa de Assis, o Xuxa.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.