A Escadaria Joana D´Arc, importante acesso do Museu de Arte Sacra, no Morro São Bento, em Santos, estão na reta final de obras. O acesso é um dos mais importantes do local e estão passando por serviços de concretagem da escadaria hidráulica, dispositivo de drenagem. A estimativa é de que a obra seja entregue na segunda quinzena de outubro.
De acordo com a prefeitura, com o auxílio de um caminhão betoneira e uma bomba que lançou o concreto na parte inferior da escadaria, os trabalhos estão na fase final. Trata-se dos últimos serviços de drenagem e concretagem.
Conforme o município, a revitalização da escadaria Joana D’Arc está pronta, faltando a instalação de equipamentos e os arremates. A obra foi dividida em três etapas – trecho superior, intermediário e inferior, onde tem a parte histórica -, minimizando assim os transtornos para a população.
“Com a escada hidráulica toda concretada, começa a instalação dos corrimãos e depois a colocação do ladrilho podotátil, itens de acessibilidade”, informa o engenheiro Danilo Uvara, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações.
Drenagem
A intervenção na escadaria compreende a implantação de 115 m de tubulação em concreto armado (com ferro) e 353m² de piso em concreto sobre os calçamentos em paralelepípedo, itens já executados; e instalação de 70 metros de corrimão duplo e de 528 peças em ladrilho hidráulico podotátil, o que dará autonomia às pessoas com deficiência visual.
O projeto inclui ainda a construção de uma escada hidráulica concretada nesta terça-feira (26/9), com 64 metros para solucionar problemas de drenagem de águas pluviais, ao longo da Escadaria Joana D’Arc. Escada hidráulica é um mecanismo para diminuir a velocidade da descida da água de chuva durante o escoamento, evitando erosões.