Espetos são colocados em cruz de igreja de Santos e gera polêmica

Créditos: Reprodução

Nos últimos dias, uma cruz da Paróquia Sagrada Família, na Zona Noroeste de Santos, tem causado polêmica. O motivo foram espetos colocados no entorno do monumento e o assunto chegou até mesmo ao padre Júlio Lancellotti, que comentou sobre o assunto.

Quem circula ou frequenta a igreja localizada no Jardim Castelo, ficava impressionado com os itens e tinham opiniões divididas. Uns desaprovavam a cena, alegando desrespeito ao símbolo da religião católica. Contudo, outros concordavam, alegando que é uma forma de segurança

Nas redes sociais ele fez uma postagem, comentando sobre o ato “Impressionante, até na cruz”. Ele também marcou a Diocese de Santos, sobre o assunto. A colocação dos espetos sobre a cruz da paróquia foi motivo de uma associação a aporofobia (aversão aos pobres e desfavorecidos).

O THMais procurou a Diocese de Santos para comentar sobre o caso e por meio de nota, informou que os espetos foram colocados há quatro anos, após pedido da própria comunidade. Na época, eles foram colocados acima da cruz pois ela estava sendo utilizada para outros fins, como namoros, manobras de skate e os atos eram vistos como falta de respeito.

Ainda segundo a Diocese, a ação foi da comunidade e que não foi bancada nem pela paróquia nem pela Diocese. Após a polêmica, a Prefeitura de Santos foi até ao local e removeu os espetos.

Leia na íntegra

“A Igreja de Santos acolhe os pobres, que são sempre bem vindos e atendidos em nossas comunidades, que tem também muitas iniciativas de ajuda a moradores de rua. Uma delas, um mutirão no último dia 18 de agosto, chamado Amigos do Banho, em que foi oferecida higiene a 43 pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Em entendimento com a Prefeitura, estamos buscando formas de resolver a situação (da cruz), respeitando a todos os frequentadores da praça e os devotos, que têm na cruz um símbolo sagrado de Cristo e de seu grande amor por nós”.

Créditos: Divulgação/Diocese de Santos

Já a Prefeitura de Santos informou que apesar de não ter sido responsável pela instalação, a Prefeitura de Santos retirou os obstáculos, na tarde deste domingo (20), de forma que o monumento retorna ao formato entregue no ato da inauguração.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS