10ª Caminhada da Conscientização do Autismo convida população para ato de inclusão na orla do Gonzaguinha

APAE São Vicente promove 10ª Caminhada de Conscientização do Autismo em 12/04, reunindo famílias e comunidade para inclusão e respeito às pessoas com TEA

A APAE São Vicente realizará, no próximo dia 12 de abril, às 10h, a 10ª Caminhada de Conscientização do Autismo, reunindo famílias, profissionais e a população em geral na orla do Gonzaguinha, em São Vicente. A ação, em parceria com a AMEFE e GAMA, faz parte das mobilizações pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo e tem como objetivo ampliar o debate sobre inclusão, respeito e direitos das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Em 2026, o tema da campanha, “Autonomia se constrói com apoio”, chama atenção para a importância de uma rede estruturada que possibilite o desenvolvimento e a independência das pessoas autistas, desde a infância até a vida adulta. A proposta é estimular o olhar coletivo para a inclusão, destacando o papel fundamental da sociedade nesse processo.

Celebrado em 2 de abril, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi instituído pela Organização das Nações Unidas, em 2007, com o propósito de disseminar informações sobre o TEA, reduzir o preconceito e incentivar a criação de políticas públicas voltadas à inclusão. Quase duas décadas depois, a data segue sendo um importante momento de reflexão sobre os avanços conquistados e os desafios que ainda persistem.

Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram

 Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

 Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos

Nesse contexto, a caminhada promovida pela APAE São Vicente se consolida como uma das principais ações de conscientização na região, fortalecendo o engajamento da sociedade em torno da causa. A iniciativa reúne, todos os anos, instituições parceiras, apoiadores e famílias, criando um ambiente de acolhimento, troca de experiências e visibilidade.

A participação é aberta ao público, e o convite é para que todos vistam azul e façam parte dessa corrente de conscientização e inclusão, indo da Praça Heróis de 32 em direção à Praça da Biquinha, onde haverá uma série de atividades para as crianças e suas famílias

Organizada pela APAE São Vicente, em parceria com AMEFE e GAMA, a caminhada conta ainda com patrocínio da Terapias Blue Med, Pousada São Vicente, Xis Design, Fiel Barateiro, Sonda e 2D Transportes; e apoio da Kascão, Jhony Sasaki Vereador, Vereador Negão do Caminhão, Prefeitura de São Vicente, Instituto Reserva Musical, Equoterapia Carfanaum, LP, Dr José Eduardo Filho – Doca, Rotary Clube de São Vicente , Circuito Escola Técnica, Mundo Animal, Revista Mais Santos e Marcelo Ricky, reforçando a união de esforços em prol de uma sociedade mais acessível e inclusiva

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS