RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Nadador guarujaense atravessa 42 km em águas abertas entre ilhas de Portugal

Travessia foi realizada entre Porto Santo e Madeira

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Após mais de 18 horas de intensa travessia, o nadador guarujaense Leandro Cruz completou com sucesso o percurso de 42 quilômetros em mar aberto, nadando entre as ilhas de Porto Santo e da Madeira, territórios de Portugal. Ele foi o terceiro nadador da história a atingir essa marca. O desafio, conhecido como MOWS (Madeira Ocean Watersports), é reconhecido pela Organização Mundial de Natação em Águas Abertas como um dos mais difíceis do mundo.

Leandro, que mora em Portugal há quatro anos, partiu de Ilhéu da Cal, em Porto Santo, às 6 horas e chegou à Ilha da Madeira pouco depois da meia-noite. Durante todo o percurso, ele foi acompanhado por uma equipe de apoio. No cais, o atleta foi recebido por amigos e familiares, com bandeiras do Brasil e de sua cidade natal, Guarujá. O incentivo também veio de um grupo de WhatsApp, com centenas de pessoas, que foi criado para enviar mensagens ao atleta.

Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

  Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos

Para realizar a prova, que foi feita sem equipamentos, Leandro contou com meses de treinamento intenso e suporte de uma equipe profissional. A última pessoa a completar o desafio havia sido a ultramaratonista brasileira Mayra Santos, há seis anos. Ela também acompanhou a travessia de Leandro, que, para custear a aventura, fez rifas para arrecadar o dinheiro necessário para a prova.

Sobre o atleta

Leandro Cruz nasceu no bairro Santo Antônio, em Guarujá, e cresceu na Vila Júlia, época em que o seu amor pelo mar surgiu, quando saía para nadar com seu tio, que era mergulhador, na Praia da Enseada. O atleta já disputou diversas provas de natação e se preparou por meses para este desafio.  Para driblar a ansiedade, Leandro fazia meditação todos os dias pela manhã antes de iniciar seu treinamento diário. “Foram 14 meses à espera desse sonho. Muito treino, muitas dores, muito cansaço, mas nada disso nos abalou”, afirmou o nadador.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS