Foi iniciada mais uma etapa de testes na Linha 2 do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) na madrugada desta sexta-feira (20), com a passagem da composição por todo o trecho, desde a conexão da Linha 1, no cruzamento da Rua Campos Melo x Avenida Afonso Pena, percorrendo os 8km, na área central de Santos.
As atividades de homologação da infraestrutura aconteceram entre 0h e 4h, e atenderam os gabaritos analisados de via permanente e eletrificação, segundo a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo). O projeto continuará passando por testes para que adaptações necessárias sejam feitas para garantir a perfeita operação do modal.
Desde o dia 09 de setembro, o VLT passa por testes. Na primeira etapa de validação da via permanente as equipes técnicas executaram passagem de equipamento que simulou as dimensões do VLT, carregamento dos trens com materiais que reproduziram o peso dos passageiros, monitorando a medição de ruídos e vibração.
CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP! A NOTÍCIA CHEGA NA PALMA DA SUA MÃO!
O segundo trecho do VLT contará com 8 km de percurso e 12 pontos de embarque e desembarque, interligando o ramal Barreiros-Porto ao bairro histórico do Valongo a partir da Estação Conselheiro Nébias. O trajeto, que tem recebido revitalização e melhorias de infraestrutura, será uma importante opção de deslocamento entre os bairros e o centro, com estações próximas a locais de interesse público como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo.
“Os VLTs proporcionarão um transporte confortável, seguro, elétrico, silencioso, rápido e não poluente a cerca de 35 mil passageiros por dia da Baixada Santista, contribuindo também para a melhoria do trânsito na região central. Somando os 11,5 km da primeira fase em operação (Barreiros-Porto) com o segundo trecho (Conselheiro Nebias-Valongo), serão 19,5km de trajeto”, infomou a empresa responsável pelas obras.
Conclusão das obras
As obras estão em fase de conclusão e o andamento dos serviços finais segue simultaneamente aos testes de validação. Estão avançando trabalhos finais de pavimentação, ajustes da rede aérea, reparos, acabamentos, instalação de pisos e vidros nas estações e atividades complementares.
Parte das estações já recebeu identidade visual, mapas indicativos da linha e arredores, placas de sinalização interna e itens de mobiliário, como bancos para os passageiros.
No cruzamento da rua João Pessoa com a Avenida Conselheiro Nébias foram finalizados os serviços de via permanente e no momento seguem as atividades de rede de drenagem. Está prevista, ainda, a interdição em meia pista do cruzamento da Avenida Conselheiro Nébias com a Rua Bittencourt para ligação de redes de drenagem, com data de início a ser definida a depender das condições climáticas na região, que podem interferir no andamento dos trabalhos, de acordo com a EMTU.
“As interdições e atividades nas vias são estudadas diariamente com a Prefeitura de Santos, determinadas e monitoradas pela CET e informadas à população de diversas formas, como presencial com panfletos, por whatsapp, no site vltsantos.com.br, no diário oficial do município e pela imprensa”, finalizou a empresa.