Começar a buscar uma alimentação saudável pode trazer muitas dúvidas sobre como escolher e preparar esses alimentos. Para ajudar a população local, a Estação da Cidadania de Santos, está com 20 vagas abertas para o curso gratuito “Alimentação Sustentável em Ambientes Urbanos” que terá quatro aulas mensais com práticas sustentáveis de preparo e consumo de alimentos para uma vida mais saudável.
No Brasil atualmente são 85% habitantes estão em cidades e as respostas para uma “Alimentação Sustentável” neste contexto serão apresentadas num ciclo de capacitação gratuito com algumas práticas mais conscientes para garantir no dia a dia uma melhor qualidade alimentar e, ao mesmo tempo, contribuir para a preservação do meio ambiente. A primeira aula será realizada no dia 28 de junho.
De junho a setembro, as aulas serão sempre no último sábado de cada mês, das 9h às 12h, quando um consultor ambiental e uma técnica em nutrição/dietética e culinarista irão abordar aspectos de alimentação responsável, saudável, acessível e inovadora a partir de temas como ética ambiental, cultivo agroecológico, compostagem, redução do desperdício e aproveitamento integral dos alimentos, além de receitas e dicas nutricionais.
O objetivo do curso é estimular a produção e o consumo de alimentos saudáveis e variados em espaços urbanos, do cultivo à mesa e da mesa ao solo, além de promover o resgate da cultura alimentar local com práticas sustentáveis de consumo, revelando a importância da agenda alimentar face à emergência
climática.
“Queremos que cada aluno se transforme num agente multiplicador dessas práticas que fortalecem a qualidade nutricional das famílias e das comunidades. Vamos trabalhar não só a alimentação sustentável, mas toda uma ética
ambiental envolvida, uma vez que a emergência climática já é uma realidade. O conteúdo do curso poderá ser aplicado diretamente ao cotidiano dos participantes”, explica Renato Prado, co-idealizador e coordenador do projeto.
Promovido em parceria pelas OSCs Composta&Cultiva e Concidadania, o Projeto BAAU (Banco de Alimentos e Agricultura Urbana) – Fase 3 conta com o patrocínio da Autoridade Portuária de Santos e, nesta etapa, está benefician o diretamente duas iniciativas de cunho socioambiental, o CEC Dr. Luiz Monteiro de Barros (por intermédio do Projeto Criando Asas) e a CSA Acerola (Comunidade Que Sustenta a Agricultura na Chácara Nagahama), ambos em Santos.
Qualquer pessoa pode participar. Serão 20 vagas disponíveis, basta se inscrever no formulário online pelo link https://bit.ly/CursoBAAUFase3
SERVIÇO:
Curso: Alimentação Sustentável em Ambientes Urbanos
GRATUITO mediante inscrição e com direito a certificado
Período: Junho a setembro de 2025
Datas: 28/6, 26/7, 30/8 e 27/9
Horário: Das 9h às 12h c/ coffee break especial em cortesia
Carga horária total: 12 horas/aula (certificado de participação p/ 75% de presença)
Local: Estação da Cidadania de Santos – Av. Ana Costa, 340
Saiba mais detalhes do curso em https://bit.ly/EmentaCursoBF3, ou por WhatsApp (13) 99153-7793.



