Exposição dos 115 anos da Imigração Japonesa é inaugurada no Centro de Santos

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Na sexta-feira (16), para dar início as celebrações dos “115 Anos da Imigração Japonesa”, Santos inaugurou no Outeiro de Santa Catarina, a exposição “115 Anos da Imigração Japonesa Santos-Brasil”.

Um painel de cinco metros com a foto em preto e branco do Kasato Maru, aportado no cais santista em 1908 foi colocado à mostra. Ela é o grande destaque da mostra, servindo de instagramável para os visitantes.

A iniciativa faz parte das celebrações dos 115 anos da imigração japonesa, que será comemorada no domingo (18) da chegada do navio Kasato Maru ao cais de nº 14, no Porto de Santos. Na época, vieram 781 japoneses que buscavam uma vida nova em solo brasileiro e que entraram para a história como os primeiros imigrantes orientais no País.

O presidente da Fundação Arquivo e Memória, Luiz Dias Guimarães, afirmou que a exposição é uma homenagem ao povo japonês e à relação de irmandade que se estabeleceu entre as duas nações. “E quisemos realizá-la num local de importância para os santistas, que é o Outeiro de Santa Catarina, onde começou a história de nossa Cidade”.

Sobre o desembarque histórico, o vice-presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, José Taniguchi, contou uma passagem curiosa e desconhecida para muitos. “Como estava acontecendo uma festa junina nas redondezas, soltaram fogos e os viajantes que estavam desembarcando achavam que era para recepcioná-los”.

Taniguchi lembrou que a vida não foi fácil para os imigrantes japoneses no Brasil, mas que se estabeleceu uma relação de amizade e de respeito entre os dois povos. “Hoje somos cerca de 2 milhões vivendo aqui e estamos felizes”.

Criação do Fundo Imigração Japonesa

Para manter viva essa história, o presidente da Associação Japonesa de Santos, Sadao Nakai, falou da possibilidade de uma parceria com a Fundação Arquivo e Memória de Santos para a criação de um acervo da imigração japonesa em Santos, com fotos, documentos e demais registros. “Precisamos reconstituir essa história para os descendentes mais jovens”.

Também estiveram presentes na abertura da exposição o vereador Paulo Miyasiro, o diretor da Associação Nipo-Brasileira Enkyo, Sérgio Doi, entre outras autoridades ligadas à comunidade japonesa.

A exposição “115 anos da Imigração Japonesa Santos-Brasil” fica em cartaz até 18 de julho, na área externa do Outeiro de Santa Catarina, na Rua Visconde do Rio Branco, 48. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 15h. A entrada é gratuita.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS