A Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, abrirá suas portas para uma exposição inédita a partir de 11 de setembro. A mostra, que fica em cartaz até 9 de novembro, destaca o trabalho de Danilo Blanco, um dos maiores nomes da marchetaria contemporânea no Brasil.
Obras que Combinam Arte e Técnica
Com curadoria de Carlos Zibel e Antônio Carlos Cavalcanti Filho, a exposição apresenta obras autorais de Danilo Blanco que surpreendem pela sua precisão. O artista resgata a complexidade da marchetaria, técnica milenar de encaixe de materiais. Ele utiliza desde materiais nobres, como madeira e ossos, até elementos reaproveitados, como papéis e plásticos. Como resultado, as composições mesclam o rigor artesanal com a liberdade da arte contemporânea.
Mais do que uma Exposição: Uma Reflexão
O trabalho de Blanco propõe uma reflexão sobre o fazer manual e o papel social da arte. Suas criações transitam entre o ateliê e o espaço público, mostrando o ofício de forma conceitual. Além de artista, Blanco é educador e ativador cultural. Ele, por exemplo, promove ações colaborativas e oficinas que envolvem comunidades, como o projeto “Entorno de Nós”. Esse projeto é responsável por murais permanentes em escolas e estações de trem.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Peças Interativas e Colaborativas
A exposição também conta com obras feitas em parceria com artesãos do centro de São Paulo. Adicionalmente, o público encontrará peças interativas, como um inusitado jogo de dominó gigante. Com sensibilidade e precisão, Blanco convida a todos para uma experiência sensorial. Afinal, a exposição transforma a madeira em linguagem e poesia.
A mostra integra o projeto “Arte na Pinacoteca” e tem a realização do Ministério da Cultura. O patrocínio é da Ecovias Imigrantes, Instituto Rumo, Rumo, Brasil Terminal Portuário (BTP), MSC, MEDLOG e G. PIEROTTI. A iniciativa é da Fundação Benedicto Calixto, com direção executiva de Leila Gazzaneo e produção de Fábio Luiz Salgado.



