A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), tem intensificado os esforços no enfrentamento às faltas sem aviso prévio em consultas e exames agendados na rede municipal e regional de saúde. A campanha que possui a frase “A consulta que você falta, faz falta a alguém” tem como objetivo sensibilizar a população para o impacto das faltas e a importância de comunicar com antecedência caso não possa comparecer à consulta ou exame agendado.
A não comunicação antecipada das faltas pode prejudicar outros pacientes que necessitam de atendimento rápido e aumentar as filas de espera.
A secretária de saúde Michelle Santos diz: “Uma das ações é a conversa do profissional da saúde com os próprios pacientes, avisando da importância do aviso prévio. E a outra é a produção de banners que chamamos de ‘faltômetros’ que mostra o período específico e o número de pessoas que faltaram, eles foram colocados em todas as nossas unidades de atenção básica e agora, estamos trabalhando para estarem nas unidades de atenção especializada”
No 1º quadrimestre (janeiro a abril) de 2025, a taxa de absenteísmo nas ofertas de serviços municipais foi de 34% tanto para consultas quanto para exames.
Já nos serviços regionais, realizados fora do município, o índice foi de 33% para consultas e 24% para exames. No 2º quadrimestre (maio a agosto) deste ano, a taxa de absenteísmo nas ofertas municipais foi de 33% em consultas e 38% em exames. Nos serviços regionais, as taxas foram de 33% em consultas e 27% em exames. Em setembro, a taxa foi de aproximadamente 27,5%.
Sobre estas estatísticas, Michelle completa: “Os faltômetros estão sendo utilizados para alertar a população sobre os impactos das faltas não comunicadas. Muitas pessoas que não comparecem não avisam com antecedência, o que prejudica o atendimento de outros munícipes, especialmente aqueles em situação de urgência. Pedimos que, sempre que possível, as pessoas avisem a unidade de saúde com pelo menos 72 horas de antecedência, para que possamos oferecer a vaga a outro paciente”, ressalta a Secretária Michelle Santos.



