A história sempre deve ser preservada, contada e lembrada. É assim que o 9 de Julho é comemorado no Estado de São Paulo. A data marcou a Revolução Constitucionalista de 1932 e em Santos, uma homenagem especial aos ex-combatentes aconteceu na Praça José Bonifácio, no Centro Histórico.
Mesmo com o tempo instável e com chuva, autoridades políticas e militares se reuniram e fizeram questão de lembrar dos heróis que lutaram pelos paulistas.
“Sabemos que ninguém ganha numa guerra, todos perdem. Mas devemos buscar sempre a vitória da democracia. E foi por isso que nossos combatentes lutaram: pela democracia e pela independência”, afirmou o prefeito Rogério Santos (PSDB).
Após execução dos hinos Nacional e de Santos, pela Banda de Música do 2º Batalhão de Infantaria Aeromóvel, foi realizada a entrega da Medalha da Associação dos Combatentes de 32 para autoridades presentes.
História
A Revolução Constitucionalista foi um movimento armado, em São Paulo, que manifestou a insatisfação dos paulistas com o governo de Getúlio Vargas e defendia uma nova Constituição para o Brasil. Apesar do levante ser derrotado em três meses, no ano seguinte iniciou-se o processo para elaborar a Constituição de 1934, o que foi considerado uma vitória do povo paulista.