O Coletivo AfroTu está realizando a primeira edição do Festival AfroTu – “Cultura, Resistência e Criatividade Negra em Movimento”- em celebração ao aniversário de 6 anos.
O evento acontece neste sábado (19) e domingo (20), na Casa da Frontaria Azulejada, no Centro Histórico de Santos, com entrada gratuita.
Conhecido pelas ações empreendedoras em economia criativa, o coletivo de mulheres inova trazendo à Santos a 1º edição do Festival AfroTu, cuja programação contará com rodas de conversa, vivências, exposições, shows, apresentações culturais, moda, gastronomia, oficinas de saberes ancestrais, espaço da beleza negra e espaço para crianças. Além, é claro, daquela reunião criativa de responsa com marcas autorais e produtos artesanais que você só encontra na Feira AfroTu. Tudo isso vai acontecer na Casa da Frontaria Azulejada, no Centro Histórico de Santos, com entrada gratuita.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
O Festival AfroTu, em sua primeira edição, busca ser um encontro vibrante de cultura afrobrasileira e empreendedorismo criativo, fortalecendo o aquilombamento urbano na cidade-território de Santos, ressignificando espaços e ratificando narrativas decoloniais. A programação do festival foi feita para valorizar a identidade negra, estimular o empreendedorismo, a economia solidária e o consumo consciente, bem como fortalecer saberes ancestrais através da representatividade, do afeto e do pertencimento.
O Coletivo AfroTu foi criado e organizado por mulheres negras e traz no nome suas características, sendo “Afro” de afrodescendente, que conectado com o pronome “Tu”, apresenta referência linguística da cidade Santos. Para a fundadora Luciana Cruz, artesã e empreendedora, era urgente criar este espaço de apoio, visibilidade e valorização para outras mulheres negras da Baixada Santista, que enfrentavam desafios para manter seus negócios. A partir daí, o AfroTu passa a atuar na formação, geração de renda e fortalecimento cultural, com projetos sempre ancorados na valorização da identidade negra e da cultura periférica.
Luciana celebra este novo momento do coletivo. “É mais um passo que estamos dando na caminhada do AfroTu.
Conseguimos a sala multifuncional e tá chegando nosso Festival AfroTu, tão sonhado e trazendo novos aprendizados
e experiências que ainda não havíamos vivido.” Conta. Para Fernanda Semedo, membra do AfroTu e autora da marca Didara Acessórios Autorais, o coletivo traz mais do que oportunidade de negócios. “AfroTu é resistência, é força, é coragem e determinação.” Afirma.
Com ações continuadas e de impacto, o coletivo vem transformando realidades a partir do trabalho colaborativo,
da ancestralidade e da potência do povo negro de nossa região. Acompanhe nossas mídias digitais para conhecer
a programação completa do Festival AfroTu e ficar por dentro das ações @afrotuu.
O Festival AfroTu é um projeto realizado através do fomento do Edital PROAC nº 39/2024, da Secretaria da Cultura,
Economia e Indústria Criativa do Governo do Estado de São Paulo, no eixo Fomento à Economia Criativa. Vem ao
encontro da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, fortalecendo as ODS 1, 3, 5, 10, 11, 18, 19.



